Interior / Bataguassu
Câmara de Bataguassu aprova projetos de lei e discute acessibilidade e memória histórica local
Sessão reforça compromisso com inclusão social, apoio a instituições, valorização da cultura e melhorias na educação
28/04/2025
22:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Câmara Municipal de Bataguassu realizou na noite de segunda-feira (28) uma sessão marcada pela aprovação de projetos importantes para o município e debates sobre temas relevantes, como acessibilidade em eventos públicos, valorização da memória histórica e apoio às políticas públicas educacionais e sociais.
A sessão teve início com a aprovação da ata anterior e a análise de quatro projetos de lei:
Projeto de Lei nº 24/2025 – Estabelece as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2026. De autoria do Executivo, a matéria foi aprovada por unanimidade.
Projeto de Lei nº 27/2025 – Autoriza incentivo financeiro à Cáritas Paroquial de Bataguassu. Teve tramitação acelerada após pedido do vereador Nivaldo Vieira Marques para dispensa das comissões.
Projeto de Lei nº 28/2025 – Destina recursos ao Nosso Lar Abrigo para Idosos, para apoio a evento beneficente. Também aprovado com dispensa de comissões.
Projeto de Lei nº 29/2025 – Permite que a administração pública receba doações de bens móveis, serviços e recursos financeiros de pessoas físicas ou jurídicas. Aprovado após discussão em plenário.
A tradicional quermesse de Bataguassu foi debatida a partir da fala do vereador Maurício do XV, que criticou os altos preços de alimentos e bebidas, apontando que a festa tem se tornado inacessível para parte da população.
O vereador Renatinho reforçou a preocupação e propôs a inclusão de pratos populares e mais atrações gratuitas, como a Noite Cultural, para garantir o caráter comunitário e inclusivo do evento.
Em contraponto, o vereador Glauber defendeu a atual estrutura da quermesse, argumentando que os preços são compatíveis com os custos de organização e a arrecadação para projetos sociais da Cáritas. Ele também destacou que a festa já conta com programação gratuita e diversificada.
O vereador Enivaldo Marques propôs que ruas do município recebam os nomes de figuras históricas de Bataguassu, como Quirino (motorista do transporte escolar), Marilson Pinheiro – “Mineiro” (atuante na Defesa Civil), e Dona Joana (parteira tradicional de Nova Porto XV).
Ele criticou a recente prática de homenagear pessoas sem vínculo com a cidade, citando o caso de uma rua nomeada em homenagem a um youtuber português. Para Enivaldo, as homenagens devem valorizar quem contribuiu diretamente para o crescimento local.
O vereador Fábio usou a tribuna para reforçar a importância da revisão do plano de cargos e carreiras dos profissionais da educação municipal, em apoio às reivindicações do SIMTED, sindicato da categoria.
Já o vereador Marcelo Góes apresentou duas indicações ao Executivo:
Aquisição de calcário para pequenos produtores rurais, a fim de melhorar a produtividade agrícola;
Formalização de convênio com a empresa Eldorado Brasil para o uso de caminhões-pipa em emergências, como incêndios de grande proporção.
A sessão reforçou a harmonia entre os vereadores e a prefeita Wanderléia Caravina, com foco em ações voltadas à inclusão social, desenvolvimento sustentável e valorização da história local.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsonaro tem prisão domiciliar decretada após telefonema a ato pró-anistia no Rio
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro provoca Moraes antes da prisão do pai: “Parece uma moça berrando”
Leia Mais
Nikolas Ferreira impulsiona prisão domiciliar de Bolsonaro ao divulgar vídeo de participação em ato
Leia Mais
Lia Nogueira reforça atuação em saúde e proteção social com R$ 2,2 milhões destinados a municípios
Municípios