Política / Câmara Municipal
‘Chega de Maçaroca’: vereador Landmark cobra ações contra fios soltos em Campo Grande
Parlamentar denuncia risco de acidentes, poluição visual e ausência de fiscalização sobre cabos abandonados por empresas de telecomunicação
08/04/2025
18:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O vereador Landmark Rios (PT) elevou o tom nesta semana contra o descaso das empresas de telecomunicação e autoridades públicas quanto à proliferação de fios soltos nos postes de Campo Grande. Usando o termo popular “maçaroca”, o parlamentar denuncia o cenário de poluição visual, insegurança e abandono que se repete em diversas regiões da capital sul-mato-grossense.
“É no centro, é no bairro, de todo lado você vê fio. Está uma maçaroca para todo lado. Dá a impressão que a cidade não tem dono”, desabafou Landmark.
Os emaranhados de cabos expostos têm causado acidentes frequentes, como os registrados em casos de fios arrastados por caminhões e ônibus, comprometendo o fornecimento de energia e internet, além de colocarem em risco a vida de motoristas e pedestres.
A matéria jornalística “Esquecidos por empresas, fios pendurados geram acidentes e prejuízos em Campo Grande” foi inclusive usada por Landmark durante a sessão como exemplo da gravidade do problema.
A situação se agrava pelo descumprimento da Lei Estadual nº 6.310/2024, que obriga as empresas a retirarem fios desativados após o cancelamento do serviço. Landmark afirma que o incômodo é visível em todos os cantos da cidade e que municípios como Costa Rica e Chapadão do Sul já fizeram mutirões para resolver o problema.
“Eu ando tanto na periferia quanto na área central. Isso vem incomodando há muito tempo, causando acidentes e poluição visual”, afirmou.
Segundo o vereador, ofícios foram enviados à Prefeitura, à Energisa, à Anatel, e às operadoras Vivo, Claro, Oi, TIM e Correios, solicitando informações sobre a manutenção e retirada dos cabos em desuso. Até o momento, nenhuma resposta foi enviada aos gabinetes da Câmara.
Em nota enviada ao site, a Energisa explicou que, conforme regulação da ANEEL e ANATEL, cabe à concessionária apenas a disponibilização e fiscalização dos postes, sendo responsabilidade das operadoras a instalação e a manutenção dos seus cabos.
“Há ocupação irregular, clandestina e sem autorização. A Energisa tem intensificado a fiscalização e a remoção dessas irregularidades, inclusive mediante denúncias da população”, declarou a empresa.
Ainda segundo a concessionária, provedores regulares são notificados em caso de cabos fora do padrão, e há diálogo contínuo para organizar o cabeamento em todo o estado.
Landmark cobrou ações efetivas do poder público e das empresas para pôr fim à “maçaroca” nos postes da cidade, exigindo responsabilidade e cumprimento da legislação. Ele reafirma seu compromisso em seguir fiscalizando e cobrando medidas que garantam segurança e qualidade de vida aos moradores da capital.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tarifaço: delegações do Brasil e dos EUA iniciam negociações na Malásia após encontro entre Trump e Lula
Leia Mais
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro presidente octogenário em exercício no Brasil
Leia Mais
Empresas da Rota Bioceânica vão construir novo plenário da Assembleia Legislativa de MS
Leia Mais
Lia Nogueira acompanha governador Eduardo Riedel em entregas e lançamentos de obras em Dourados
Municípios