Política / Câmara Municipal
Câmara aprova projeto que garante avanço na carreira de Guardas Metropolitanos de Campo Grande
Nova lei garante segurança jurídica e progressão funcional para cerca de 490 agentes; outras três propostas também foram aprovadas na sessão
08/04/2025
14:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram nesta terça-feira (8), em sessão ordinária, o Projeto de Lei Complementar 955/25, que assegura o reposicionamento na carreira da Guarda Civil Metropolitana. A medida contempla profissionais que aguardavam progressão funcional, garantindo segurança jurídica e efeito financeiro escalonado a partir de abril de 2025.
A proposta, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovada por unanimidade, em única discussão e regime de urgência, com apoio das bancadas. O projeto altera a Lei Complementar nº 358/2019, que organiza a estrutura da Guarda, define o sistema remuneratório e os direitos funcionais dos agentes.
Segundo o texto aprovado, o reposicionamento funcional será efetivado em cinco etapas: abril, junho, setembro e dezembro de 2025, e fevereiro de 2026. Após a conclusão do escalonamento, os profissionais aptos serão enquadrados nas classes Guarda Civil Metropolitano Classe Especial e Inspetor Terceira Classe. Já a partir de março de 2026, inicia-se o processo de promoção de carreira.
“Agora será feito o enquadramento de todos os que estão aptos. É uma progressão na nossa carreira”, destacou o comandante da Guarda, Anderson Ortigoza, presente com dezenas de guardas na sessão.
A Prefeitura esclareceu, na justificativa da matéria, que a proposta visa resguardar juridicamente um acordo firmado com o Sindicato da categoria, com respaldo em processo já transitado em julgado. O município também ressaltou que não há impedimento legal na Lei de Responsabilidade Fiscal.
📌 Reconhecimento empresarial
Foi aprovado, também em regime de urgência, o Projeto de Decreto Legislativo 2921/25, de autoria do vereador Carlão (PSB), que concede a Medalha Destaque da Década de Reconhecimento “Juvêncio César da Fonseca” ao empresário Luiz Donizete Campeiro, homenageado por sua trajetória no setor empresarial campo-grandense.
📌 Assistência a pacientes com erisipela
Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 11.454/24, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha, que institui a Política Municipal de Assistência Integral às Pessoas com Erisipela. A proposta inclui ações preventivas, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação, buscando reduzir a morbimortalidade associada à doença.
📌 Atualização administrativa
A Câmara também aprovou o Projeto de Lei 11.755/25, do Executivo, que altera a nomenclatura das secretarias municipais integrantes do Conselho Gestor do Fundo Municipal para Políticas Penais. A mudança se deve à recente reforma administrativa da prefeitura, sem impacto nas atribuições do órgão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tarifaço: delegações do Brasil e dos EUA iniciam negociações na Malásia após encontro entre Trump e Lula
Leia Mais
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro presidente octogenário em exercício no Brasil
Leia Mais
Empresas da Rota Bioceânica vão construir novo plenário da Assembleia Legislativa de MS
Leia Mais
Lia Nogueira acompanha governador Eduardo Riedel em entregas e lançamentos de obras em Dourados
Municípios