Empegos / Economia
Campo Grande tem maior saldo de empregos formais desde 2020, aponta Caged
Setor de Serviços lidera geração de vagas; cidade concentra 28% das contratações de MS em fevereiro
29/03/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Campo Grande atingiu o maior saldo positivo de empregos formais desde 2020, segundo dados do relatório do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), referentes ao mês de fevereiro de 2025. A capital sul-mato-grossense registrou 2.624 novos postos de trabalho, superando os 1.802 gerados no mesmo mês de 2020 e alcançando o melhor resultado da série histórica recente.
O setor de Serviços foi o principal responsável pela expansão, com 1.443 contratações, o que representa 55% do total do saldo positivo. Em seguida, vieram:
Construção Civil: 491 novas vagas
Comércio: 357 empregos formais
Indústria: 206 contratações
Agropecuária: saldo de 127 vagas
De acordo com o Observatório Municipal do Emprego, ligado à Funsat (Fundação Social do Trabalho), o desempenho confirma uma tendência consistente de expansão do mercado formal na cidade. Em relação a dezembro de 2024, o estoque de empregos teve um aumento de 1,32%.
“Acompanhamos de perto esses indicadores para embasar políticas públicas eficazes de empregabilidade e qualificação”, destacou Lenis Rolim, gerente do Observatório do Mercado de Trabalho da Funsat.
Nos dois primeiros meses de 2025, Campo Grande já acumula 3.265 vagas com carteira assinada, consolidando-se como o maior polo gerador de empregos de Mato Grosso do Sul, com 28% do total das contratações no Estado, que somou 11.514 postos de trabalho no período.
A Agência de Vagas e Emprego da Funsat também enfatiza o papel da articulação institucional no avanço dos indicadores.
“A alta nas contratações é fruto de um trabalho contínuo entre poder público e setor produtivo. Seguimos conectando empregadores e trabalhadores para garantir que as oportunidades cheguem a quem mais precisa”, afirmou Denize Morais, diretora de Vagas e Emprego da fundação.
O bom desempenho conta com o apoio da gestão municipal.
“Esse saldo reforça o compromisso da gestão Adriane Lopes em gerar oportunidades, com foco na qualificação profissional e no fortalecimento de setores estratégicos”, disse o diretor-presidente da Funsat, João Henrique Lima Bezerra.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Shows, rodeio e atrações culturais celebram os 33 anos de Alcinópolis
Leia Mais
Ouvidoria Municipal de Alcinópolis amplia canais de atendimento à população
Leia Mais
Rapper Diddy é novamente acusado de tráfico humano e violência sexual em ação judicial nos EUA
Leia Mais
Copa Sul-Americana 2025 começa com Cruzeiro, Atlético-MG e Fluminense em campo
Municípios