Educação e Ciência
Aberto agendamento gratuito de visitas guiadas ao Parque da Ciência e laboratórios da UFMS
Espaço interativo com 18 monumentos científicos recebe grupos escolares e comunitários com mais de 10 pessoas; também há visitas livres
24/03/2025
08:15
UFMS
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu o agendamento gratuito para visitas guiadas ao Parque da Ciência e aos laboratórios de pesquisa da instituição, em Campo Grande. A iniciativa é voltada para grupos com no mínimo 10 pessoas, escolares ou não, e deve ser feita por meio da página parquedaciencia.ufms.br.
Localizado na Esplanada do Morenão, o Parque da Ciência conta com 18 monumentos interativos que representam áreas como matemática, física, química e literatura. O espaço tem como objetivo aproximar a ciência da comunidade por meio de experiências lúdicas e educativas.
De acordo com Luciana Montera, coordenadora do Museu de Ciência e Tecnologia da UFMS, o projeto busca tornar o conhecimento acessível e interessante:
“Cada estrutura representa uma ciência específica e apresenta a história, os conceitos científicos e os pesquisadores envolvidos. Os visitantes exploram o conhecimento de forma dinâmica e envolvente.”
Entre os destaques do parque estão:
Cadeira de Beuchet
Pêndulo de Newton
Espelhos Curvos
Tabela Periódica Interativa
Balanço de Ressonância
Painel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tubos Sonoros, Bolha de Sabão e Asa de Arara
Banco Livro de Poemas
Geodésica, entre outros
Além do Parque, os visitantes podem escolher um dos laboratórios parceiros para conhecer, de acordo com o interesse do grupo. A lista inclui:
Museu de Anatomia
Coleção Zoológica
Herbário CGMS
Laboratório de Estudos Urbanos
Laboratório de Tecnologia Assistiva
Laboratório de Física, Biociências, Geografia, Educação e Engenharia, entre outros
O agendamento é confirmado automaticamente por e-mail e, caso não haja impedimentos, a visita está oficialmente garantida. A universidade faz uma confirmação final cerca de uma semana antes da data escolhida.
O Parque da Ciência também está aberto a visitas individuais ou familiares, sem necessidade de agendamento. Cada monumento possui totens com QR Codes, que direcionam os visitantes a conteúdos explicativos.
“Famílias e indivíduos podem visitar o parque a qualquer momento e explorar os conteúdos de forma independente”, afirma Luciana.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Audiência Pública debate verticalização em área de amortecimento do Parque Estadual do Prosa nesta sexta-feira (4)
Leia Mais
Disputa pela Prefeitura de Paranhos vira caso de polícia após denúncias de coação eleitoral
Leia Mais
Morre idoso agredido e queimado pelo próprio filho em Naviraí
Leia Mais
Câmara aprova criação de corredor comercial no Jardim Centro Oeste em Campo Grande
Municípios