LUTO
Morre a pecuarista Milena Menezes Palhares Corrêa, referência na criação de gado Sindi e Nelore, aos 45 anos em MS
Figura atuante no setor agropecuário, Milena deixa legado de inovação genética e fortalecimento da raça Sindi no país
20/03/2025
22:45
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Faleceu nesta quinta-feira (20), em Campo Grande, a pecuarista Milena Menezes Palhares Corrêa, aos 45 anos, vítima de um câncer contra o qual lutava há alguns anos. Ela era uma das principais referências do setor de criação de gado das raças Nelore e Sindi em Mato Grosso do Sul e no Brasil, tendo contribuído de forma expressiva para o avanço da pecuária de precisão e genética zebuína.
Milena era casada com o também pecuarista York Corrêa, proprietário da Fazenda Nelore York, e fundadora do Sindi Mais, criatório localizado em Maracaju (MS), voltado ao melhoramento genético e expansão da raça Sindi, conhecida por sua rusticidade, alta adaptabilidade e qualidade de carne.
Formada em Nutrição, Milena iniciou sua trajetória na pecuária em 2014, focando na raça Sindi e logo se destacou pelo rigor técnico no manejo genético dos animais. Participou ativamente de eventos do setor, como a Expogrande, onde foi premiada em 2017, e integrou a fundação do Núcleo de Criadores da Raça Sindi, sob coordenação da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).
Em 2022, Milena realizou o primeiro leilão da marca Sindi Mais, consolidando sua reputação como produtora e empresária do agro. No ano seguinte, foi homenageada na 16ª edição da ExpoGenética, com o prêmio Mérito ABCZ Mulher, concedido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) a mulheres que se destacam no fomento ao agronegócio brasileiro.
Milena era considerada uma das principais representantes femininas na criação de zebuínos no Brasil, sendo admirada por colegas do setor, amigos e instituições do agro. Sua atuação contribuiu para consolidar o papel da raça Sindi no país e ampliar os horizontes da pecuária sustentável, com foco em eficiência alimentar, resistência a climas extremos e alto rendimento de carcaça.
“Milena foi inspiração para muitas mulheres do campo. Seu legado é de dedicação, coragem e amor pelos animais e pela pecuária. Uma perda irreparável para todos nós”, declarou um dos representantes do setor durante a despedida.
O velório e cerimônia de despedida ocorreram na manhã desta sexta-feira (21), em Campo Grande, reunindo familiares, amigos e representantes do setor agropecuário.
Milena deixa o esposo, York Corrêa, filhos e uma legião de admiradores que reconhecem sua contribuição ao desenvolvimento do agronegócio brasileiro com ética, competência e visão de futuro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Audiência Pública debate verticalização em área de amortecimento do Parque Estadual do Prosa nesta sexta-feira (4)
Leia Mais
Disputa pela Prefeitura de Paranhos vira caso de polícia após denúncias de coação eleitoral
Leia Mais
Morre idoso agredido e queimado pelo próprio filho em Naviraí
Leia Mais
Câmara aprova criação de corredor comercial no Jardim Centro Oeste em Campo Grande
Municípios