POLÍTICA
Protesto por anistia e contra Lula reúne cerca de 200 pessoas em Campo Grande
Manifestação contou com deputado federal e vereador; bolsonaristas de MS participaram de ato no Rio de Janeiro
16/03/2025
22:45
JCR
DA REDAÇÃO
Manifestação pela anistia é marcada pela falta de público na manhã deste domingo na Capital ©DIVULGAÇÃO
Cerca de 200 manifestantes, segundo a organização, participaram na manhã deste domingo (16) de um protesto pela anistia dos condenados pelo 8 de janeiro e contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ato ocorreu na Avenida Afonso Pena, em frente ao Bioparque Pantanal, em Campo Grande.
O protesto contou com a presença do deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP) e do vereador André Salineiro (PL).
Apesar da mobilização, outras lideranças bolsonaristas do Estado não compareceram. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), que já participou de atos em apoio a Bolsonaro no ano passado, não esteve presente.
Políticos como os deputados federais Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira (PL), a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL), o deputado estadual João Henrique Catan e o vereador Rafael Tavares optaram por participar da manifestação no Rio de Janeiro, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comandou o evento principal.
O único representante de Mato Grosso do Sul a estar ao lado de Bolsonaro foi Rodolfo Nogueira, que posou para fotos e participou de encontros com líderes bolsonaristas nacionais, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A senadora Tereza Cristina (PP), ex-ministra da Agricultura e figura de peso do bolsonarismo, não se manifestou sobre o ato e não foi citada entre os senadores presentes na mobilização no Rio de Janeiro.
Os manifestantes reivindicam que o Congresso Nacional aprove um projeto de anistia para os condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O grupo se reuniu com carro de som e discursos, reforçando o pedido de anistia e críticas ao governo federal.
O ato faz parte de uma mobilização nacional liderada por Jair Bolsonaro, que também discursou no Rio de Janeiro pedindo a absolvição dos envolvidos nos atos de vandalismo contra o STF, Congresso e Palácio do Planalto.
A discussão sobre anistia aos condenados do 8 de janeiro ganhou força recentemente e enfrenta resistência no STF e em parte do Congresso. Até agora, mais de 480 pessoas já foram condenadas pelos atos antidemocráticos, algumas com penas superiores a 17 anos de prisão.
Os protestos ocorrem uma semana antes do julgamento no STF que pode tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fugitivas do 8/1 são presas ao tentar entrar nos EUA e aguardam deportação
Leia Mais
Moraes nega saída temporária de Páscoa ao ex-deputado Daniel Silveira
Leia Mais
Gerson Claro reforça compromisso com proteção às mulheres em MS durante assinatura de acordos
Leia Mais
Professor e pesquisador Hemerson Pistori morre após infarto dentro de universidade
Municípios