POLÍTICA
Dilma Rousseff é internada às pressas na China após passar mal
Ex-presidente apresentou quadro de pressão alta e tontura; estado de saúde não foi divulgado
24/02/2025
17:05
NAOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de 77 anos, foi internada às pressas em Xangai, na China, após apresentar um quadro de pressão alta, vômito e tonturas. A internação ocorreu na última sexta-feira (21) no Shanghai East International Medical Center, renomado hospital da cidade.
A ex-presidente, que atualmente reside na China, ocupa desde 2023 o cargo de presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como "Banco do BRICS". Em função do problema de saúde, Dilma teve que cancelar sua participação na reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais do bloco, que acontece na África do Sul.
Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde da ex-presidente. O hospital não divulgou boletins médicos e sua assessoria ainda não se pronunciou publicamente sobre a evolução do quadro clínico.
A internação pegou de surpresa autoridades e membros do Banco do BRICS, uma vez que Dilma mantinha uma agenda ativa de compromissos internacionais.
Dilma Rousseff assumiu a presidência do Banco do BRICS em março de 2023, após indicação do governo brasileiro. A instituição financeira, fundada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, tem como objetivo financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países-membros e em economias emergentes.
Desde que assumiu o cargo, a ex-presidente tem liderado debates sobre expansão de investimentos e fortalecimento da atuação do banco no cenário econômico global.
Esta não é a primeira vez que Dilma Rousseff enfrenta problemas de saúde. Em 2009, durante seu período como ministra-chefe da Casa Civil, ela foi diagnosticada com um linfoma, um tipo de câncer no sistema linfático. Após tratamento com quimioterapia, a doença entrou em remissão.
Apesar do episódio, Dilma sempre manteve rotinas intensas de trabalho e, nos últimos anos, não havia registrado complicações graves de saúde.
Ainda não há informações sobre uma possível alta hospitalar ou quando Dilma retornará às suas atividades no Banco do BRICS. A expectativa é que, nos próximos dias, um boletim médico seja divulgado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Quina pode pagar quase R$ 10 milhões; confira os números sorteados
Leia Mais
Lula anuncia gratuidade total no Farmácia Popular e início dos pagamentos do Pé-de-Meia
Leia Mais
Bolsonaro volta a pedir 83 dias para apresentar defesa no STF
Leia Mais
Prefeito de Três Lagoas discute reajuste salarial dos professores e Lei de Responsabilidade Fiscal em Assembleia do Sinted
Municípios