SAÚDE DO PAPA
Papa Francisco segue em estado crítico, mas apresenta leve melhora, diz Vaticano
Pontífice não teve novas crises respiratórias, mas quadro de insuficiência renal preocupa médicos
24/02/2025
09:00
NAOM
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O Vaticano informou, nesta segunda-feira (24), que o papa Francisco continua em estado crítico, porém, teve uma noite tranquila. O último boletim divulgado pela Santa Sé apontou que o pontífice não apresentou novos episódios de crise respiratória, mas segue sob monitoramento devido a sinais de insuficiência renal.
🔹 Crise respiratória controlada: O papa não apresentou novas crises respiratórias desde a noite de domingo.
🔹 Insuficiência renal leve: Exames indicam um início de insuficiência renal, que está sob controle.
🔹 Transfusões de sangue: Francisco recebeu duas unidades de concentrado de hemácias, resultando em aumento nos níveis de hemoglobina.
🔹 Suporte de oxigênio: O pontífice segue utilizando cânulas nasais para receber oxigênio suplementar.
🔹 Sem febre e consciente: O papa está alerta e orientado, sem sinais de febre ou complicações infecciosas severas.
Os médicos do hospital Gemelli, em Roma, onde Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro, reforçaram que o quadro de saúde do pontífice segue imprevisível, e que o tempo necessário para resposta ao tratamento exige cautela no prognóstico.
O sábado (22) foi considerado o momento mais crítico da internação de Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos. O papa enfrentou uma grave crise respiratória asmática, necessitando de oxigênio suplementar e transfusões de sangue devido a uma baixa contagem de plaquetas.
Foi a primeira vez que a equipe médica classificou o prognóstico como reservado, indicando incerteza sobre a recuperação do líder da Igreja Católica.
No domingo (23), milhares de peregrinos estiveram na Praça São Pedro para rezar pelo pontífice, aproveitando a visita a Roma para participar do Jubileu dos Diáconos, evento que ocorre a cada 25 anos.
Durante a missa que deveria ter sido celebrada pelo papa na Basílica de São Pedro, o arcebispo Rino Fisichella pediu orações e destacou a presença simbólica do pontífice:
"Na celebração eucarística, onde a comunhão assume a sua dimensão mais plena e significativa, sentimos o papa Francisco, mesmo num leito de hospital, próximo a nós e presente entre nós."
Apesar da gravidade do quadro, médicos afirmam que Francisco não está fora de perigo, mas não corre risco iminente de morte. Sua idade avançada, a mobilidade reduzida e as doenças respiratórias crônicas tornam a recuperação mais delicada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Quina pode pagar quase R$ 10 milhões; confira os números sorteados
Leia Mais
Lula anuncia gratuidade total no Farmácia Popular e início dos pagamentos do Pé-de-Meia
Leia Mais
Bolsonaro volta a pedir 83 dias para apresentar defesa no STF
Leia Mais
Prefeito de Três Lagoas discute reajuste salarial dos professores e Lei de Responsabilidade Fiscal em Assembleia do Sinted
Municípios