DOURADOS
Marçal recebe diretoria do Hospital de Amor e defende atendimento humanizado
Prefeito reforça compromisso com a oncologia e destaca importância do alinhamento entre unidades de saúde
06/02/2025
15:25
DA REDAÇÃO
Prefeito Marçal Filho reunido com diretores da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados e com o presidente do Sicredi Centro Sul ©A. FROTA
O prefeito Marçal Filho recebeu na manhã desta quinta-feira (6) parte da diretoria da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados, que está à frente das obras da unidade que promete revolucionar o tratamento oncológico na região. Durante o encontro, foi anunciado que as obras serão concluídas até o final do primeiro semestre de 2025.
"Sempre fui um apoiador dessa causa. Nos meus quatro mandatos como deputado federal, destinei emendas ao então Hospital do Câncer de Barretos, que posteriormente se tornou o Hospital de Amor. Agora, como prefeito, faremos o que estiver ao alcance do município para garantir atendimento oncológico de qualidade", afirmou Marçal Filho.
A audiência aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a participação de:
Cristiane Iguma Câmara – diretora-presidente da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados;
Paulo Neves – presidente do Sicredi Centro Sul, que liderou a construção do hospital como contrapartida social da cooperativa de crédito;
Ely Oliveira Semmelroth e Rozemar Mattos – diretores adjuntos da Associação de Apoiadores;
Irma Lupinetti – diretora e primeira-secretária da Associação de Apoiadores;
Juliano Azambuja – diretor de patrimônio da Associação de Apoiadores.
O prefeito Marçal Filho destacou a importância do atendimento humanizado, especialmente para pacientes oncológicos, que enfrentam um momento de fragilidade emocional.
"O Sicredi apoiou a construção do Hospital de Amor porque reconhece a seriedade do projeto e sabe que os serviços chegarão às pessoas. No entanto, é fundamental que haja alinhamento entre as unidades hospitalares para evitar desperdício de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS)", pontuou Marçal Filho.
A diretora-presidente Cristiane Iguma Câmara explicou que, assim que concluídas as obras, o hospital iniciará suas atividades como hospital-dia, oferecendo tratamento quimioterápico com suporte para intercorrências. Além disso, serão disponibilizados serviços de prevenção e diagnóstico de câncer de mama, colo de útero e pele.
O setor de radioterapia, por sua vez, ainda aguarda homologação pelo Ministério da Saúde, o que deve ocorrer após o hospital estar em pleno funcionamento.
Durante a reunião, Cristiane Iguma Câmara apresentou ao prefeito demandas que foram feitas à administração anterior e permanecem pendentes na Prefeitura de Dourados. Em resposta, Marçal Filho garantiu que irá despachar com os secretários responsáveis e que fará o possível para garantir que a população tenha acesso a um atendimento humanizado na oncologia.
O Hospital de Amor de Dourados atenderá exclusivamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e Dourados, como gestor pleno do SUS, terá um papel central na viabilização dos serviços oncológicos à população.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Novo voo de deportados dos EUA pousará em Fortaleza, e FAB fará transporte para BH
Leia Mais
Em Mato Grosso do Sul, Ligue 180 registra aumento de 18,7% nos atendimentos em 2024
Leia Mais
Empreenda a sua história: inscrições abertas para programa Sebrae Delas
Leia Mais
"Vem Garimpar no Horto Florestal" celebra moda consciente e economia circular
Municípios