TCE-MS
Flávio Kayatt assume presidência do TCE-MS e inaugura gestão preventiva e orientadora
Chapa única, eleita com unanimidade, reforça políticas para a primeira infância e aproximação com gestores públicos para aprimorar a administração
31/01/2025
23:55
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O conselheiro Flávio Kayatt foi empossado nesta sexta-feira (31) como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) para o biênio 2025/2026, após eleição com chapa única, composta também por Jerson Domingos na vice-presidência e Marcio Monteiro como corregedor-geral. A nova diretoria, eleita com unanimidade na sessão especial realizada em 18 de dezembro de 2024, terá seu mandato iniciado oficialmente a partir de 1º de fevereiro de 2025, apesar de já ter sido empossada nesta sexta-feira.
Em seu discurso, o governador Eduardo Riedel enalteceu a trajetória de Kayatt, destacando sua vasta experiência na vida pública. “O Conselheiro Flávio tem todas as condições de assumir essa responsabilidade, experiente que é na vida pública. Foi prefeito, deputado, assumiu essa responsabilidade do Tribunal de Contas, vivenciou a casa e hoje está preparadíssimo para dar sua contribuição numa instituição que é vital para o bom andamento da democracia e da gestão municipal e estadual”, afirmou o governador.
A nova gestão do TCE-MS reafirma o compromisso com políticas voltadas para a primeira infância. Segundo o tribunal, 60 municípios já elaboraram planos específicos para a faixa etária de 0 a 6 anos, com o desafio de transformar essas diretrizes em ações concretas. O projeto “Garantia dos Direitos da Primeira Infância”, iniciado em 2023, continuará sendo uma prioridade, reforçando a importância de investimentos em educação e saúde para os mais jovens.
Jerson Domingos destacou como marca de sua gestão a prevenção antes da punição. “Historicamente, a Corte aguardava que os gestores encaminhassem as informações sobre a aplicação dos recursos e qualquer irregularidade era punida após a análise. No último biênio, nossa abordagem passou a antecipar o diálogo com prefeitos, secretários e demais agentes públicos, oferecendo orientação técnica para prevenir possíveis erros”, afirmou. Essa “gestão humanizada” continuará a ser um dos pilares do novo comando, promovendo o diálogo e a capacitação dos gestores para aprimorar a administração pública.
Para Flávio Kayatt, a estratégia da fiscalização preventiva e orientadora será fundamental para evitar irregularidades antes que elas ocorram. Durante a eleição, ele destacou a importância de estreitar o diálogo com os novos prefeitos e gestores estaduais, inclusive com o governador Eduardo Riedel. “Pretendo utilizar o conhecimento técnico e a infraestrutura do TCE-MS para auxiliar na compreensão das normas administrativas e no aprimoramento da gestão pública, principalmente para aqueles prefeitos que vêm do setor privado e ainda têm pouco conhecimento sobre a legislação”, declarou Kayatt.
Natural de São Paulo (SP), nascido em 22 de outubro de 1960, Flávio Kayatt se formou em Administração de Empresas pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (atualmente Universidade Católica Dom Bosco – UCDB). Sua carreira política teve início em Ponta Porã, onde foi vereador entre 1993 e 1996 e presidente da Câmara Municipal no biênio 1995/1996. Posteriormente, Kayatt foi eleito vice-prefeito (1997/1998) e exerceu dois mandatos como prefeito de Ponta Porã (2005 a 2008 e 2009 a 2012). Além disso, serviu como deputado estadual por três mandatos (1999 a 2002; 2003 a 2004; e 2015 a 2017) e foi membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia Legislativa entre 2015 e 2017.
No âmbito do TCE-MS, Kayatt foi empossado como conselheiro em 13 de novembro de 2017, atuando como vice-presidente no biênio 2019/2020 e novamente no biênio 2023/2024, além de ter sido designado ouvidor para o mesmo período. Agora, após sete anos de atuação no tribunal, ele retorna à presidência, assumindo a liderança com o objetivo de fortalecer a fiscalização e a orientação, elementos fundamentais para o equilíbrio das contas públicas e a promoção de uma gestão mais transparente e eficiente.
Com sua experiência e trajetória diversificada, Flávio Kayatt chega ao comando do TCE-MS preparado para implementar uma fiscalização mais preventiva e para estreitar os laços com os gestores públicos. A nova diretoria promete manter os projetos e programas já iniciados, além de buscar inovações que contribuam para o bom andamento da democracia e para a melhoria dos serviços públicos no estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Davi Alcolumbre retorna à presidência do Senado com ampla maioria
Leia Mais
Violência e tragédia em Caarapó: ex-marido invade loja, dispara contra mulheres e contra si mesmo
Leia Mais
Investimento que Transforma: Senador Nelsinho Trad impulsiona saúde em Três Lagoas
Leia Mais
Laguna Carapã abre processo seletivo para cargos com exigência mínima de escolaridade
Municípios