POLÍTICA
Deputada Gleice Jane questiona projeto de câmeras em escolas e pede debate mais amplo sobre segurança e educação
Projeto de Lei 264/2024 propõe instalação de câmeras de vídeo nas escolas para coibir ilícitos, mas gera controvérsias sobre impacto na educação
04/12/2024
15:50
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A deputada estadual Gleice Jane (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta quarta-feira (4) para debater o Projeto de Lei 264/2024, que propõe a instalação de câmeras de monitoramento em escolas estaduais, com a vedação de captação de áudio. A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi retirada da pauta da Ordem do Dia após pedido de vistas do deputado Pedro Kemp (PT).
Gleice Jane expressou preocupação com a proposta, argumentando que a instalação de câmeras pode exacerbar o sentimento de vigilância entre professores e prejudicar o ambiente educacional.
“O projeto interfere muito na relação nas escolas. Depois do movimento da ‘Escola sem Partido’, muitos professores se sentem cerceados. Agora, com câmeras, mesmo sem áudio, isso pode intensificar crises de ansiedade e prejudicar o desenvolvimento educacional. Precisamos de humanização e diálogo, não de vigilância”, afirmou.
A deputada defendeu que, em vez de adotar medidas que reforcem o controle, o debate deve focar em estratégias para combater a violência e promover o diálogo nas escolas.
O Poder Executivo justificou a proposta como uma resposta ao aumento de ilícitos em unidades escolares durante 2023, incluindo furtos, ameaças, agressões físicas, porte de armas e crimes sexuais. O projeto proíbe a instalação de câmeras em locais de privacidade, como salas de professores, banheiros e vestuários, limitando a vigilância a áreas comuns.
O projeto foi retirado da pauta para maior análise após pedido de vistas de Pedro Kemp, que deve devolvê-lo para votação na próxima sessão. Gleice Jane também cobrou da Secretaria de Educação informações detalhadas sobre a convocação de aprovados em concursos públicos, quadro de vagas por município e áreas de maior necessidade nas escolas.
A instalação de câmeras em escolas é vista como uma solução para aumentar a segurança, mas tem gerado discussões sobre seu impacto no ambiente educacional e na relação entre alunos e professores. Enquanto o Governo busca prevenir delitos, parlamentares como Gleice defendem o diálogo e políticas mais humanas para resolver os problemas das unidades de ensino.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Magno Malta desafia Alexandre de Moraes e promete impeachment no Senado: “Põe a mão em Bolsonaro”
Leia Mais
Hugo Motta barra sessões durante recesso e frustra tentativa da oposição de aprovar apoio a Bolsonaro
Leia Mais
Com tornozeleira e sem redes sociais: veja as restrições que Bolsonaro deve cumprir por ordem de Moraes
Leia Mais
Feirão da AACC/MS terá mais de 3 mil itens por R$ 5 para arrecadar fundos em Campo Grande
Municípios