CONCURSOS & EMPREGOS
Concurso da Polícia Civil de MS terá participação de tecnólogos; entenda as mudanças
Projeto aprovado amplia concorrência para escrivão e investigador; edital deve sair ainda este ano
31/10/2024
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) deve lançar em breve o edital para o concurso público das carreiras de escrivão e investigador, agora com uma novidade: a possibilidade de participação de tecnólogos. O Projeto de Lei Complementar que permite essa inclusão foi aprovado em segunda discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 31 de outubro.
A medida, proposta pelo Poder Executivo, altera a legislação vigente da PCMS e está alinhada com a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis. Com a sanção do governador Eduardo Riedel (PSDB), a expectativa é de que o concurso seja aberto, ampliando a quantidade de candidatos aptos a concorrerem às vagas.
O relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), explicou que a proposta foi discutida com representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Delegacia-Geral da Polícia Civil antes de ser levada ao plenário. Segundo Caravina, a inclusão de tecnólogos nas funções de investigador e escrivão atende a uma demanda da própria Polícia Civil, que acredita que a medida vai expandir a base de candidatos qualificados.
“O projeto permite que essas funções sejam exercidas por tecnólogos. O pedido partiu da própria Polícia Civil. A aprovação faz com que o concurso seja estartado. Permite iniciar o processo do concurso público”, destacou o parlamentar.
A proposta legislativa é crucial para viabilizar o novo concurso público da PCMS, que está “na eminência de ser deflagrado”, conforme consta no texto encaminhado à ALEMS. O certame deve oferecer oportunidades para agentes de polícia judiciária, especificamente para as funções de escrivão e investigador, cargos que desempenham papéis fundamentais na instituição.
O projeto foi aprovado por unanimidade, com 20 votos favoráveis, e segue agora para a sanção do governador Eduardo Riedel. A expectativa é que o edital seja publicado ainda este ano, conforme antecipou o delegado-geral Lupersio Degerone Lucio.
A inclusão de tecnólogos amplia o alcance do concurso, permitindo que profissionais com formação tecnológica possam competir pelas vagas. Essa decisão busca diversificar o perfil dos candidatos e aproveitar o conhecimento técnico que muitos desses profissionais podem agregar às investigações e processos administrativos da Polícia Civil.
Com a aprovação na ALEMS e a iminente sanção do governador, os interessados devem ficar atentos à publicação do edital, que trará informações detalhadas sobre o número de vagas, requisitos, etapas do processo seletivo e o cronograma completo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa suspende sorteios de loterias no feriado de Tiradentes; prêmios retornam na terça-feira (22)
Leia Mais
Veja as últimas palavras do testamento de Papa Francisco, divulgadas pelo Vaticano
Leia Mais
Caminhão com carga de MDF pega fogo e interdita rodovia MS-306 em Chapadão do Sul
Leia Mais
Capataz confessa assassinato do cunhado e é preso enquanto fugia por estrada vicinal em Porto Murtinho (MS)
Municípios