ELEIÇÕES 2024
Confira o que é permitido e proibido durante o segundo turno em Campo Grande
Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) disputam a prefeitura no domingo
26/10/2024
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Neste domingo (27), os eleitores de Campo Grande voltarão às urnas para o segundo turno das eleições para prefeito. As candidatas Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) disputam o cargo, e o dia promete ser decisivo para a escolha do novo(a) prefeito(a) da capital.
Para garantir que o pleito ocorra de forma organizada e segura, preparamos um guia com as principais orientações sobre o que pode ou é proibido durante o dia da votação.
Assim como no primeiro turno, Campo Grande não deve adotar a Lei Seca durante o segundo turno. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) deixou a decisão sobre venda e consumo de bebidas alcoólicas a cargo de cada juiz eleitoral, que pode optar por implementar a proibição caso considere necessário.
Entre a terça-feira (22) e até 48 horas após o encerramento da votação, nenhum eleitor pode ser preso, exceto em casos de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. Essa norma é parte das garantias para assegurar o direito ao voto de todos os cidadãos.
Para garantir o voto seguro e ágil, é importante que o eleitor leve um documento oficial com foto e o título de eleitor (se disponível). Evitar aglomerações e seguir as orientações de segurança nos locais de votação são medidas fundamentais para um pleito tranquilo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Estudantes de Ribas vivem experiências inesquecíveis no segundo dia do projeto Líderes do Amanhã em Brasília
Leia Mais
Estudantes de Ribas vivem experiências inesquecíveis no segundo dia do projeto Líderes do Amanhã em Brasília
Leia Mais
PSDB anuncia filiação de Ciro Gomes e candidatura ao governo do Ceará em 2026
Leia Mais
Zé Teixeira reforça municipalismo e cobra melhorias em energia e infraestrutura no interior de MS
Municípios