POLÍTICA
Gleice Jane cobra convocação de professores e adaptações em escolas diante da crise climática
Deputada estadual pede providências à SED para preencher vagas na rede estadual e assegurar condições de ensino adequadas frente ao aumento das temperaturas e seca intensa em Mato Grosso do Sul.
16/10/2024
13:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Na semana de celebração do Dia dos Professores, a deputada estadual Gleice Jane (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (16), para cobrar medidas urgentes da SED (Secretaria de Estado de Educação). A parlamentar apresentou dois requerimentos, abordando a necessidade de convocação de professores e a adaptação das escolas públicas estaduais às condições adversas causadas pela crise climática.
Em seu discurso, Gleice Jane destacou as dificuldades enfrentadas pelas escolas da rede estadual diante das mudanças climáticas, que têm afetado diretamente a qualidade do ensino. A deputada questionou o Secretário Estadual de Educação, Hélio Daher, sobre as medidas que estão sendo tomadas para garantir ambientes adequados ao aprendizado nas unidades de ensino. “As condições climáticas estão difíceis para o atendimento educacional, e sabemos que esse cenário vai se intensificar daqui para frente. Com o calor e o tempo seco, a situação se torna insalubre, comprometendo o processo de aprendizagem e o rendimento escolar é muito baixo”, alertou Gleice.
No requerimento encaminhado à SED, a deputada pediu informações sobre as orientações dadas às gestões das escolas que estão em reforma, garantindo que os ambientes sejam adaptados para enfrentar as altas temperaturas. A parlamentar destacou a importância de disponibilizar água refrigerada em abundância e assegurar uma ventilação adequada para professores, alunos e profissionais da educação em todas as escolas.
Além disso, solicitou o cronograma de reforma das escolas da rede estadual, com previsão de conclusão das obras, para que se possa avaliar o impacto no cotidiano escolar e garantir que as intervenções atendam às necessidades impostas pelo cenário de crise climática.
A preocupação da deputada ganha força diante dos dados meteorológicos recentes. Em setembro, o Brasil registrou o mês mais quente dos últimos 63 anos. Em Mato Grosso do Sul, a temperatura média foi 7ºC acima do normal, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Além disso, o estado enfrentou um período de seca extrema, com índices de umidade relativa do ar abaixo de 10%, níveis que são prejudiciais à saúde.
Além das questões climáticas, Gleice Jane também cobrou informações da SED sobre a convocação dos aprovados no concurso vigente para a rede estadual de ensino. A deputada solicitou que a secretaria apresente uma lista detalhada das vagas disponíveis para convocação imediata, buscando suprir a necessidade de docentes nas escolas.
Outro ponto abordado foi a carga horária e a lotação para o próximo ano letivo, considerando a entrada em vigor da Política Nacional de Ensino Médio em 2025, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Lula em julho de 2024. A parlamentar ressaltou a importância de que os professores recebam essas informações antes das férias de fim de ano, para que possam planejar suas atividades e preservar sua saúde mental. “É importante que os professores saiam para as férias do final do ano já sabendo como vai ficar a carga horária e a lotação quando voltarem ao trabalho no próximo ano. Falo dessa importância a partir de uma experiência pessoal mesmo, tanto do ponto de vista de organização e até para a saúde mental dos professores”, afirmou.
Com as solicitações, Gleice Jane espera que a SED tome medidas para garantir melhores condições de trabalho e ensino, assegurando que as escolas estejam preparadas para enfrentar os desafios climáticos e que os profissionais da educação possam iniciar o próximo ano letivo com mais estabilidade e segurança.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Municípios