MANIFESTAÇÃO
Justiça suspende greve dos policiais civis de Mato Grosso do Sul
Decisão do Tribunal impede continuidade da paralisação; policiais reivindicam aumento salarial e benefícios
01/10/2024
22:55
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul concedeu, na noite desta terça-feira (1º), uma tutela de urgência que suspende a paralisação dos policiais civis do Estado, determinada pelo Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de MS). A decisão foi proferida pelo desembargador Nélio Stábile em resposta a um dissídio coletivo proposto pelo Governo, que alegou a ilegalidade do movimento grevista, baseando-se em uma tese do STF (Supremo Tribunal Federal), que proíbe greves de servidores da segurança pública.
O magistrado destacou que a atividade policial é essencial para a manutenção da ordem e segurança, afirmando que a população não deveria ser prejudicada pela suspensão dos serviços. A classe havia aprovado a paralisação em assembleia geral no dia 27 de setembro, com uma greve de 12 horas diárias, entre 8h e 20h, no entanto, o movimento não foi formalmente notificado à administração pública.
Com a concessão da tutela, o Sinpol deve garantir o retorno imediato dos policiais civis aos serviços, sob pena de sanções legais. O sindicato poderá apresentar contestação ao tribunal, enquanto a Procuradoria-Geral de Justiça será notificada para acompanhar o caso.
Reivindicações e manifestações
Os policiais civis reivindicam um aumento de 100% no auxílio-saúde, equiparando o benefício ao que foi concedido recentemente aos delegados, no valor de R$ 1,5 mil, além de um reajuste salarial de 18%. O presidente do Sinpol classificou como descaso a falta de acordo com o governo. "Infelizmente, nós não queríamos isso e sabemos que a sociedade acaba sendo afetada. Mas não há outra alternativa para chamar a atenção do governo", declarou.
No início das manifestações, policiais fecharam a entrada da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde são registrados boletins de ocorrência. Outras delegacias, como o Cepol e a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), também tiveram os serviços prejudicados durante as paralisações.
Intermediação de deputados
Uma comissão de deputados estaduais foi formada para mediar as negociações entre o sindicato e o governo. O Executivo estadual, por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), informou que mantém o diálogo aberto e continua buscando um possível acordo com os policiais civis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Petróleo deve seguir sob tensão mesmo após reabertura parcial do estreito de Hormuz
Leia Mais
Campo Grande mantém plantão contra gripe neste sábado em duas unidades de saúde
Leia Mais
TRE-MS abre plantão neste sábado para regularização de título em Campo Grande
Leia Mais
Mega-Sena sorteia R$ 60 milhões neste sábado e movimenta apostas em todo o país
Municípios