TCE-MS
Tribunal de Contas realiza auditoria em Santa Rita do Pardo para avaliar educação infantil
Auditoria foca na capacitação dos profissionais que cuidam de crianças de 0 a 6 anos no município
01/10/2024
12:00
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), por meio da Divisão de Fiscalização de Atos de Pessoal e Previdência (DFAPP), está conduzindo esta semana uma auditoria de levantamento no município de Santa Rita do Pardo, com foco nos servidores envolvidos no atendimento a crianças de 0 a 6 anos. O objetivo é avaliar a qualidade dos profissionais contratados para a educação infantil e verificar o percentual de contratações temporárias no setor.
A equipe de auditores de controle externo, composta por Francisco Cleiton Adriano, Paulo Henrique Arakaki e coordenada por Camila Jordão Suarez, está realizando a auditoria in loco, analisando os critérios de seleção dos professores e demais profissionais que atuam diretamente no cuidado das crianças. Eles também estão comparando a quantidade de vagas previstas no Plano de Cargos e Carreiras com as necessidades reais do município para o atendimento à primeira infância.
A coordenadora da auditoria, Camila Jordão Suarez, destacou a importância desse levantamento. “Nosso objetivo é levantar dados sobre o público que lida diretamente com as crianças – professores, auxiliares de sala, atendentes de creche, monitores e assistentes de inclusão social. Precisamos garantir que esses profissionais sejam capacitados e que o município incentive o aprimoramento constante dessa equipe”, afirmou.
A equipe do TCE-MS foi recebida pela secretária de educação, cultura, esporte e lazer, Zenilda Gregório de Souza, que disponibilizou os documentos solicitados para a análise da Corte de Contas. Durante a visita, a equipe auditora também inspecionou o Centro de Educação Infantil (CEI) Ruth Soillet Oliveira Lima, que atende 235 crianças com idades entre 4 meses e 3 anos e 11 meses.
Os achados da auditoria, tanto positivos quanto negativos, serão reunidos em relatórios que serão encaminhados para os conselheiros do TCE-MS. O Tribunal tem dado prioridade à proteção e ao desenvolvimento da primeira infância, investindo na capacitação dos gestores públicos e incentivando a implementação de políticas públicas de forma eficiente.
Em 2024, a DFAPP incluiu no Plano Anual de Fiscalização (PAF) o tema da qualidade e quantitativo dos profissionais destinados ao atendimento da primeira infância. Desde março, foram realizadas 12 inspeções e 6 auditorias em diferentes regiões do Estado, todas com o objetivo de melhorar o atendimento às crianças.
A secretária Zenilda Gregório destacou o impacto positivo da ação: “O Tribunal vem para nos orientar. Estamos trabalhando na formação da criança, do cidadão, e o TCE está pensando no futuro e nos ajudando. Temos certeza que o que está bom vai ficar ainda melhor”, afirmou.
Clique AQUI e siga JE no Instagram para mais atualizações.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Leia Mais
Banco pode descontar dívida de consignado CLT de conta-corrente ou investimentos, mesmo após demissão
Municípios