PREVISÃO DO TEMPO
Sol predomina em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, mas chuva pode chegar na sexta
Calor intenso e baixa umidade do ar aumentam risco de queimadas e exigem cuidados com a saúde; pancadas de chuva são esperadas para o fim da semana
19/09/2024
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
A previsão do tempo para Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (19) indica um dia de sol predominante, acompanhado de algumas nuvens, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo e Clima), órgão ligado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). As temperaturas podem alcançar picos entre 37°C e 40°C em diversas regiões do estado, enquanto a umidade relativa do ar se mantém em níveis críticos, variando entre 10% e 30%.
Esse cenário é influenciado por um sistema de alta pressão que domina a região, trazendo calor intenso e baixos índices de umidade. A meteorologista Valesca Fernandes, responsável pelo relatório do Cemtec, alerta que a população deve tomar cuidados adicionais com a saúde, como manter-se hidratada, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e umidificar os ambientes. O risco de incêndios florestais também está elevado, e atitudes irresponsáveis, como a queima de lixo ou vegetação, podem causar danos graves e configuram crime ambiental.
Na capital, Campo Grande, o dia começou com 24°C e céu levemente encoberto por fumaça proveniente de queimadas, que, embora menos densa, ainda persiste. A previsão é de que as temperaturas cheguem a 35°C durante o dia, com possibilidade de chuva na sexta-feira e temperaturas máximas de 33°C. Durante o fim de semana, a capital deve registrar máximas de até 35°C.
Em regiões como o Pantanal e o sudoeste do estado, as temperaturas mínimas variam entre 25°C e 28°C, com máximas de 35°C a 40°C. Nas áreas do bolsão e norte, as mínimas oscilam entre 19°C e 25°C, com picos de até 40°C. Cidades pantaneiras, como Aquidauana e Coxim, podem registrar máximas de 40°C, enquanto Porto Murtinho, Miranda e Corumbá podem alcançar 39°C.
Já no sul do estado, Dourados pode ter máximas de 37°C e Ponta Porã, 35°C. Outras regiões também enfrentarão temperaturas altas, como Paranaíba e Água Clara, com previsão de 39°C, e Três Lagoas, com 38°C. Bonito, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Ivinhema devem registrar máximas de 37°C, enquanto Naviraí, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste podem atingir 36°C.
Embora a quinta-feira seja marcada por calor e céu claro, a meteorologia aponta para o aumento da nebulosidade e a chegada de chuvas a partir de sexta-feira. Um sistema de baixa pressão atmosférica associado ao transporte de umidade e à atuação de cavados em níveis médios da atmosfera deve favorecer a formação de tempestades isoladas. Ventos de até 60 km/h também são esperados em algumas áreas, com rajadas que podem superar essa velocidade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Simone foi assassinada por jovem que a culpava pela separação dos pais, aponta família
Leia Mais
Campo Grande terá 10 mil vagas gratuitas em cursos do SENAI com apoio da Câmara e Fiems
Leia Mais
Riedel e Reinaldo preparam saída do PSDB para compor aliança estratégica com PP e PL em MS
Leia Mais
Influenciadora mexicana é assassinada durante transmissão ao vivo no TikTok
Municípios