ALERTA!
Alerta de tempestade se estende para o centro de MS; confira onde chove
27 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de chuva forte e ventos de até 60 km/h
15/09/2024
11:48
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
©ILUSTRAÇÃO
Diversas regiões de Mato Grosso do Sul registraram chuvas e tempestades neste final de semana, conforme o alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para as áreas sudeste e leste do estado. Neste domingo (15), o alerta de risco de tempestade se expandiu para o centro do estado, abrangendo 27 municípios, que podem enfrentar chuvas e ventos fortes ao longo do dia.
De acordo com o Inmet, nas regiões sob alerta, são esperados volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos de 40 a 60 km/h, com a possibilidade de queda de granizo em algumas localidades. Apesar disso, o risco de corte de energia elétrica, danos em plantações ou alagamentos é considerado baixo.
Em Campo Grande, a previsão indica que a chuva deve chegar à tarde, com a umidade relativa do ar variando entre 48% e 82%. As temperaturas na capital serão um pouco mais elevadas que no sábado (14), com mínima de 21ºC e máxima de 32ºC. No entanto, o volume de chuva previsto, de apenas 1,2 mm, é insuficiente para aliviar a sensação de abafamento que tem marcado as últimas semanas. A expectativa é que as chuvas retornem de forma mais significativa apenas na próxima semana, ainda que abaixo do ideal.
O retorno das chuvas ao estado é reflexo da frente fria que avança sobre Mato Grosso do Sul, atingindo principalmente a região central.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores, estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade e utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada. A população deve se manter atenta às orientações das autoridades e, se necessário, procurar abrigo seguro durante as tempestades.
A chegada das chuvas é um alívio momentâneo para o tempo seco que predomina no estado, mas as autoridades alertam que o clima instável pode trazer desafios, como ventos fortes e temporais localizados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa sorteia Lotomania, Mais Milionária e Quina com prêmios que ultrapassam R$ 109 milhões
Leia Mais
Servidor do INSS denunciou esquema de descontos ilegais ainda em 2020, mas investigação só resultou em operação cinco anos depois
Leia Mais
Aprovado projeto que inclui Festival do Hambúrguer no Calendário Oficial de MS
Leia Mais
STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ; Walter Delgatti pega 8 anos
Municípios