INTERIOR
Incêndio devasta 11 mil hectares de fazendas de eucalipto em Mato Grosso do Sul
Corpo de Bombeiros recebe reforço de brigadistas e militares do Rio Grande do Sul no combate às chamas
13/09/2024
11:01
CGN
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Um grande incêndio que atinge fazendas de eucalipto em Água Clara, a 193 quilômetros de Campo Grande, já devastou uma área de 11 mil hectares, segundo o Corpo de Bombeiros. O fogo, que começou na semana passada, atingiu diversas propriedades, entre elas as fazendas Lobo, Bananal, Boa Vista, Filomena e Cachoeira Alta. Apesar de esforços para controlar as chamas, o incêndio voltou a sair de controle, e equipes foram enviadas novamente à região nesta quinta-feira (12).
Além dos bombeiros de Mato Grosso do Sul, o combate ao incêndio conta com reforço de militares do Rio Grande do Sul e brigadistas da empresa Reflora, responsável pelo plantio de eucaliptos nas fazendas afetadas. Segundo a assessoria dos bombeiros, o controle das chamas tem sido dificultado pela estiagem e pela natureza inflamável dos eucaliptos, que facilitam a propagação do fogo.
O cenário desafiador enfrentado pelas equipes de combate se deve às condições climáticas adversas e à presença de grandes extensões de plantações de eucalipto, que servem como combustível, resultando em uma rápida expansão das chamas. Embora ações de contenção tenham sido adotadas, as altas temperaturas e os ventos têm dificultado o trabalho.
A empresa Arauco, proprietária da Fazenda Lobo, que foi uma das áreas atingidas, afirmou que mantém uma estratégia de monitoramento e prevenção de incêndios, mas não detalhou quantos hectares de sua propriedade foram danificados. A Arauco é conhecida pela produção de painéis de madeira renovável.
A espessa coluna de fumaça escura que cobre a área atingida chamou a atenção de moradores e trabalhadores da região, gerando imagens impactantes. O fogo continua a ameaçar a vegetação local, causando danos ambientais significativos e afetando plantações comerciais de eucalipto, um recurso importante para a indústria madeireira da região.
As autoridades locais continuam monitorando a situação, e os esforços para extinguir o fogo permanecem em andamento, mas não há previsão de quando o incêndio estará totalmente controlado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Papa Francisco segue em recuperação após 24 dias internado
Leia Mais
Funsat oferece mais de 1.900 vagas de emprego em Campo Grande nesta terça-feira (11)
Leia Mais
Confira seu astral para esta terça-feira, 11
Leia Mais
Mato Grosso do Sul terá dia quente e instável com temperaturas de até 35°C
Municípios