MUNDO
Mergulhadores encontram corpos de bilionário e outros desaparecidos em iate naufragado na Itália
Segundo jornal britânico, chefe da Defesa Civil da Sicília disse que corpo de Mike Lynch, conhecido como o 'Bill Gates do Reino Unido', está entre os cadáveres recuperados. Iate afundou após tornado na costa de Palermo.
21/08/2024
14:50
FRANCISCO BRITTO
©DIVULGAÇÃO
Mergulhadores que estavam realizando buscas na costa da Sicília, na Itália, encontraram nesta quarta-feira (21) os corpos de cinco pessoas dentro do iate de luxo que naufragou devido à passagem de um tornado na região. Entre os corpos encontrados, está o do bilionário britânico Mike Lynch e de sua filha, de acordo com o jornal "Daily Telegraph", citando a agência de proteção civil da Sicília.
O naufrágio ocorreu há mais de 20 dias, e até agora, seis pessoas foram confirmadas como vítimas fatais. No dia do acidente, um corpo foi recuperado logo após o afundamento do iate, aumentando o número total de mortos para seis. Das 22 pessoas que estavam a bordo, 15 foram resgatadas com vida no dia do naufrágio.
O iate, um veleiro de luxo chamado Bayesian, transportava, além de Lynch e sua filha, a esposa do bilionário, amigos próximos e outros passageiros. Entre os desaparecidos também estavam o presidente do conselho de administração do banco de investimentos Morgan Stanley International, Jonathan Bloomer, e sua esposa, além do advogado Chris Morvillo e sua esposa. Morvillo havia defendido Lynch em um recente julgamento nos Estados Unidos.
As operações de resgate têm sido desafiadoras devido à complexidade da situação. O iate está a uma profundidade de 50 metros e deitado de lado, o que limita o tempo de inspeção dos mergulhadores a apenas 8 a 10 minutos por vez. Para auxiliar nas buscas, um veículo subaquático controlado remotamente e um helicóptero de mergulhadores foram acionados.
A polícia e a Procuradoria locais estão investigando as causas do naufrágio. Segundo uma primeira inspeção externa, o casco do iate não apresentou vazamentos, e o mastro principal, de 75 metros de altura e feito de alumínio, estava intacto. O comandante do iate, James Catfield, que foi um dos sobreviventes, já foi interrogado pelas autoridades para ajudar na reconstituição dos momentos antes do naufrágio.
O acidente ocorreu após a passagem de um tornado incomum no Mar Mediterrâneo, que virou a embarcação. O fenômeno é raro na região, mas tempestades severas e chuvas intensas têm afetado várias partes da Itália nos últimos dias, causando inundações e deslizamentos de terra.
O iate Bayesian, fabricado em 2008 e com um preço inicial de venda estimado em mais de R$ 200 milhões, tinha capacidade para 22 pessoas, incluindo 12 passageiros e 10 tripulantes. As buscas pelos desaparecidos continuam.
Confira no infográfico a seguir os detalhes do iate.
O topo do iate tinha uma área de convivência aberta, com sofás e mesas. Os decks foram feitos em madeira Teca, usada na construção naval e móveis de luxo.
O interior da embarcação foi projetado pelo arquiteto francês Remi Tessier e lhe rendeu um prêmio em 2008. O design de interior tem estilo japonês e contava com salas de estar e de jantar.
A parte de baixo do iate era composta por dormitórios, banheiros, uma cozinha e uma área reservada para o maquinário. Ao todo, eram seis suítes com capacidade para 12 passageiros, além de dormitórios para 10 tripulantes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Municípios