POLÍTICA
'Não abrirei mão da responsabilidade fiscal', diz Lula em pronunciamento em rede nacional neste domingo
Fala do presidente em todas as rádios e TVs de concessão pública começou às 20h30 com sete minutos de duração.
28/07/2024
20:31
G1
O presidente Lula durante discurso em evento do g20, no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ Canal Gov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV neste domingo (28). A fala do presidente começou às 20h30, no horário de Brasília. Além de apresentar um balanço das ações de seu governo, que completou um ano e meio, Lula disse que não abrirá mão da responsabilidade fiscal.
"Não abrirei mão da responsabilidade fiscal. Entre as muitas lições de vida que recebi de minha mãe, dona Lindu, aprendi a não gastar mais do que ganho. É essa responsabilidade que está nos permitindo ajudar a população do Rio Grande do Sul com recursos federais. Aprovamos uma reforma tributária que vai descomplicar a economia e reduzir o preço dos alimentos e produtos essenciais, inclusive a carne", afirmou o presidente.
Em publicação em rede social mais cedo, o presidente havia dito que o pronunciamento seria para "conversar sobre os rumos do Brasil".
Esse foi o quarto pronunciamento em rede nacional de rádio e TV que Lula faz desde o início de seu terceiro mandato, em janeiro de 2023.
Lula destacou a reunião do G20, que será realizada no Rio de Janeiro. "Em novembro vamos sediar a reunião de cúpula do G20, o grupo das economias mais importantes do mundo. Vamos colocar no centro do debate internacional a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Não podemos nos calar diante de um drama que afeta a vida de 733 milhões de homens, mulheres e crianças em todo o mundo", afirmou.
"Para tornar o mundo mais justo, estamos levando para o G20 a proposta de taxação dos super-ricos, que já conta com a adesão de vários países", completou.
Também neste domingo, Lula viajou de Brasília para São Paulo. Na agenda pública do presidente não há informação sobre o compromisso na capital paulista.
O Palácio do Planalto informou apenas se tratar de uma "agenda pessoal" do presidente, não relacionada a questões de saúde, mas não deu detalhes do que Lula faria em São Paulo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa sorteia Lotomania, Mais Milionária e Quina com prêmios que ultrapassam R$ 109 milhões
Leia Mais
Servidor do INSS denunciou esquema de descontos ilegais ainda em 2020, mas investigação só resultou em operação cinco anos depois
Leia Mais
Aprovado projeto que inclui Festival do Hambúrguer no Calendário Oficial de MS
Leia Mais
STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ; Walter Delgatti pega 8 anos
Municípios