SHOWTEC 2024
Importância da tecnologia para desafios da agricultura é destaque do Showtec 2024
Dados foram apresentados durante abertura do evento que conta com a presença do Sistema Famasul.
21/05/2024
19:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Com inovações tecnológicas e destaque para o agronegócio, começou nesta terça-feira (21), em Maracaju, o Showtec 2024, um dos maiores eventos do agro de Mato Grosso do Sul. Organizado pela Fundação MS, a agenda segue até o dia 23, com 160 expositores, painéis, e ampla programação do Senar/MS voltada a produtores rurais.
Na abertura, realizada nesta manhã, foram apresentados os dados da safra de soja 2023/2024. Segundo os dados do Siga-MS, divulgado pela Famasul e Aprosoja/MS, a queda é de mais de 21% na produtividade, com 48,84 sc/ha. A produção resultante foi de 12,3 milhões de toneladas, uma retração de 17,7%.
Diante desses números trazidos presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, ressaltou a importância da agenda para o avanço do setor. “Fomos a primeira Federação do país, juntamente com o Governo do Estado, que procurou o Ministério da Agricultura e Pecuária, alertando esse problema. Em anos desafiadores com esse, é que precisamos de eventos como o Showtec, que apresenta novas tecnologias para que os produtores possam aplicar em seus negócios. Dessa forma, é possível evoluir, produzindo mais e melhor e com sustentabilidade.”, pontuou.
Frederico Stella também destacou as contribuições do Senar/MS para o agronegócio. “Em 2023 foram quase dez mil propriedades atendidas pela ATeG. Muitas vezes, o produtor sabe trabalhar muito bem em sua propriedade, mas às vezes, um olhar técnico e detalhado pode fazer toda a diferença no gerenciamento e nos resultados. Estamos aqui para atender vocês”.
Em seu discurso, o governador de MS, Eduardo Riedel, destacou as ações desenvolvidas pelo Sistema Famasul em prol dos produtores rurais. “Quero aqui saudar, em nome do presidente Marcelo Bertoni e de Frederico Stella, o trabalho real, confiável e extremamente importante que é realizado pela Famasul junto aos sindicatos rurais”.
Estiveram presentes o anfitrião e presidente da Fundação MS, Daniel Franco Pereira; o prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, o vice-presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi; o secretário da Semadesc; o superintendente da SFA/MS, José Antônio Roldão, o deputado estadual Renato Câmara, o presidente da OCB/MS, Celso Régis, entre outras autoridades.
Em sua abertura, o Showtec contou com a presença dos presidentes de sindicatos rurais: Paulo Stefanello, de Sidrolândia; Cláudio Pradella, de Douradina; Murilo Francisco, de Anaurilândia; além de membros da diretoria e ex-presidentes de diversos Sindicatos Rurais de MS.
Encontro de Jovens da Agropecuária – Dando continuidade à programação da tarde, o Showtec contou com o 27º Encontro Jovens da Agropecuária, realizado pela Comissão Famasul Jovem. Neste ano, o tema foi “Inovação no Campo: Desafios da Agricultura e Tendências Tecnológicas”. O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, esteve presente.
“Nós geramos dados o tempo todo, com internet. Mas interpretar e obter resultados no nosso negócio e o grande desafio. E sem dúvidas os jovens têm essa capacidade.”, destacou, Galvan.
“Este encontro é uma oportunidade de trazer realmente o que os jovens e a nova geração têm visto dentro de inovação e tecnologias”, o presidente da Famasul Jovem, Lucas Ingold.
O Sistema Famasul conta com estande institucional durante os três dias de evento, das 8h às 17h, além de palestras que tratam temas como a assistência técnica em grãos, ESG, depósito de defensivos e embalagens.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios