O deputado federal Vander Loubet anunciou nesta segunda-feira (5) a formalização de uma parceria entre a Itaipu Binacional e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a modernização e ampliação de capacidade de armazéns da estatal no Paraná e em Mato Grosso do Sul.
"Quem acompanha nosso mandato sabe que desde o ano passado temos construído uma parceria muito forte com a Itaipu, que tem no seu orçamento muitos recursos destinados ao desenvolvimento dos municípios que estão na sua abrangência. E desde que essa parceria entre a Itaipu e a Conab começou a desenhar, já fizemos gestões para garantir que nosso estado fosse beneficiado", destaca o deputado, que atualmente coordena a bancada federal de MS.
A parceria inicialmente contemplará quatro unidades armazenadoras da Conab, sendo três paranaenses e uma sul-mato-grossense. E a unidade acordada entre Vander e a Conab para receber os recursos da Itaipu em MS é a de Maracaju.
"É um armazém que atende o pequeno, o médio e o grande agricultor e que tem uma posição estratégica em nosso estado. Está fechado e será reaberto, por isso é fundamental que seja modernizado", explica Vander.
De acordo com a direção atual da Conab, o governo passado fechou 27 unidades armazenadoras da Companhia, o que gerou um déficit de quase 500 mil toneladas na capacidade de estoque da estatal. "Agora, com essa parceria com a Itaipu, a Conab vai começar a recuperar essa capacidade perfida", completa o parlamentar pantaneiro.
Em 2023, a Conab iniciou um processo de diagnóstico da situação de seus 64 armazéns próprios e reforma das unidades para ampliação da capacidade estática de armazenagem, hoje estimada em 1,6 milhão de toneladas.
Os valores da parceria ainda não estão fechados, mas devem ser divulgados em breve. O termo da parceria foi assinado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri e o diretor-presidente da Conab, João Edegar Pretto, tendo como testemunhas o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.