ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Mara Caseiro apresenta PL que cria observatório da violência contra a mulher em MS
A proposta ainda será analisada pela CCJR da Assembleia Legislativa
08/12/2023
18:30
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), apresentou o Projeto de Lei 354/2023, que cria Observatório da Violência Contra a Mulher em Mato Grosso do Sul. Para a parlamentar, o projeto pode auxiliar para a melhoria do sistema de proteção às vítimas no Estado.
Conforme detalha, a proposta cria a Política Estadual para o Sistema Integrado de Informações de Violência Contra a Mulher no Estado de Mato Grosso do Sul com finalidade ordenar e analisar dados sobre atos de violência praticados contra a mulher no âmbito do Estado, bem como promover a integração entre os órgãos que atendem a mulher vítima de violência.
O projeto de lei consta que o Estado deverá constituir e manter cadastro eletrônico contendo dados de ato de violência, como data, horário, local, meio de agressão, arma, tipo de delito; dados da vítima, dados do agressor, antecedentes criminais, histórico de agressão entre a vítima e agressor, número de ocorrências registradas pelas Polícias Militar e Civil, dentre outros dados.
"O estado de Mato Grosso do Sul tem sido destaque pelo pioneirismo de medidas de proteção à violência contra a mulher, com ações e parcerias cujo foco é a prevenção da violência contra a mulher, que vão desde campanhas de conscientização nas escolas da rede pública, ampliação das salas lilás dos municípios do interior do estado até a aquisição de tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores de mulheres e crianças", pontua na proposta.
O objetivo é constituir uma Base de Dados por meio de contribuições das instituições de Segurança, Saúde, Educação, Assistência Social, Trabalho Emprego, entre outras, para suprir eventual lacuna de informações e ampliar o domínio sobre as especificidades de cada região de MS, esclarece deputada.
A proposta ainda será analisada pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios