ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Zé Teixeira defende retomada da caça para controle de javalis
30/11/2023
11:59
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O deputado Zé Teixeira (PSDB) quer a urgente retomada do Sistema Integrado de Manejo de Fauna (SIMAF) para permitir o controle da população de javalis em Mato Grosso do Sul. Em julho deste ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) suspendeu a emissão de novas autorizações para o controle da espécie que é exótica e somaria mais de três milhões de animais espalhados pelo país.
O deputado solicitou o apoio da Bancada Federal junto ao Ibama. A caça do javali foi suspensa pelo decreto 11.615/2023. Pela determinação, o Comando do Exército é responsável por fornecer a autorização para a caça excepcional, que tem por finalidade exclusiva o controle de fauna invasora em locais onde o abate se mostre imprescindível para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ação predatória. Entre os critérios para a liberação, é necessário o documento comprobatório da necessidade do abate de fauna invasora, expedido pelo IBAMA.
"Para a emissão de novas autorizações de abate do javali, espécie invasora em nosso Mato Grosso do Sul, é necessário que as novas normas sejam implementadas imediatamente, no que pedimos pela intercessão de nossa Bancada Federal e demais órgãos responsáveis para retomada das novas autorizações de caça", indica Zé Teixeira.
Prejuízos - O problema foi trazido ao deputado pelos vereadores da Câmara Municipal de Jateí, que pedem providências urgentes para lidar com o avanço da espécie invasora no município. Conforme os vereadores, o animal representa ameaça significativa para a fauna local, riscos à saúde pública pela transmissão de doenças e prejuízos aos agricultores com danos às plantações e ao ecossistema.
O javali (Sus scrofa) é um tipo de porco selvagem nativo de outros continentes, introduzido na América do Sul no início do século 20, tornando-se uma espécie exótica invasora. "Eu julgo imprescindível o manejo para o controle da propagação destes animais, implementando estratégias eficazes em prol da segurança, da preservação ambiental e do bem-estar da população", justifica o deputado Zé Teixeira.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios