Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Abril de 2024

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

PL de Lidio Lopes estabelece política de prevenção ao comportamento suicida nas escolas

30/08/2023

12:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Na sessão ordinária desta quarta-feira (30), o deputado Lidio Lopes (Patriota) apresentou Projeto de Lei que estabelece as diretrizes para criação da política de promoção à saúde mental, com prevenção e a posvenção ao suicídio e autolesão, dentro das escolas estaduais e privadas de Mato Grosso do Sul. A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A proposta determina os seguintes objetivos: identificar os alunos que apresentam indicadores e evidências de autolesão ou ideações suicidas, buscando prevenir sua manifestação; realizar campanhas, exposições com cartazes, folders e vídeos, citando eventuais sintomas, alertando para possíveis diagnósticos e aumentando o acesso público às informações sobre todos os aspectos de prevenção, bem como aos meios disponíveis de ajuda e apoio emocional aos alunos.

Está previsto também a promoção de ações práticas de sensibilização e conscientização dos alunos para prevenção e posvenção ao suicídio e autolesão, por meio de palestras, seminários e rodas de conversas. A Rede Básica de Ensino deverá garantir serviço de psicologia para atender as necessidades e prioridades definidas. O acompanhamento psicossocial deverá ser realizado por profissionais com formação em Psicologia.

“Caso não tenha psicólogos nas escolas, o projeto prevê a celebração de convênios, entre eles as universidades, para que estagiários possam atuar nas escolas de forma preventiva. O suicídio já é a segunda principal causa de morte entre jovens e a depressão já é considerada a doença desse século. Por isso, é importante estar atento ao comportamento dos adolescentes e conhecer os sinais”, disse Lidio.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: