SEBRAE
Novo emissor de nota fiscal do MEI começa a valer a partir do dia 1º de setembro
A emissão ficou concentrada no portal Sistema Nacional disponível também no aplicativo NFs-e Cidadão
22/08/2023
17:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A partir de 1º de setembro, os indivíduos microempreendedores deverão emitir suas notas fiscais dentro do padrão nacional, por meio da NFS-e. A obrigatoriedade da emissão da nota havia sido definida para começar em abril deste ano, mas foi prorrogada para setembro.
A analista técnica do Sebrae/MS, Roberta Serafim, explica que o MEI é obrigado a emitir nota fiscal sempre que realizar uma venda ou realizar um serviço para outras empresas, independente do porte, ou quando os clientes pessoa física solicitarem, e ainda quando realizarem vendas por meio do comércio eletrônico.
“Este novo emissor permite aos empresários mais facilidade em controlar suas notas pessoais, visualizar o total de seu faturamento, conferir o que está cumprindo e, assim, acompanhar as chances de golpes”.
Em Mato Grosso do Sul são mais de 172 mil MEIs, segundo dados da Receita Federal apurados pelo Sebrae/MS, que devem obter este novo acesso que dispensa a necessidade de certificado digital e inscrição municipal. “Este sistema simplifica o processo para o empresário e pode ser realizado por meio do portal do Sistema Nacional de Emissor ou pelo aplicativo NFs-e Cidadão”, explica Roberta.
Em caso de dúvidas, o cliente pode procurar os postos de atendimento do Sebrae/MS no Estado ou via Central de Relacionamento por meio do 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Projeto que reduz inelegibilidade anima políticos barrados pela Lei da Ficha Limpa em MS
Leia Mais
Concurso do Ibama oferece 36 vagas em MS com salários de até R$ 11,3 mil
Leia Mais
Prefeito Clóvis do Banco destaca desafios e continuidade da gestão em Taquarussu
Leia Mais
Lula inicia reforma ministerial em etapas; mudanças no Planalto antes do Carnaval
Municípios