ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Dia dos Povos Indígenas: deputado João Mattogrosso enaltece a tradição e diversidade em MS
Deputado reconhece tradição dos povos originários e defende enfrentamento aos preconceitos e mais dignidade às comunidades
19/04/2023
17:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
19 de abril é uma data emblemática para os povos indígenas, que representa a valorização da diversidade, riqueza cultural e tradição. Em reconhecimento, o deputado estadual João Mattogrosso (PSDB) ressalta a importância de fortalecer as políticas públicas direcionadas aos povos originários, combatendo os preconceitos e estereótipos e garantindo mais dignidade às comunidades.
Instituído em 1943, a partir de 2022 passou a ser intitulado como Dia dos Povos Indígenas, um avanço e reparação à forma pejorativa que designava até então como “Dia do Índio”. De acordo com o deputado, que já esteve à frente da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, trata-se de um dia festivo, mas acima de tudo de reflexão sobre os avanços.
“Precisamos ampliar o diálogo sobre os direitos dos povos originários, assegurando qualidade de vida, incluindo mais saúde, educação e bem-estar como um todo. Mato Grosso do Sul possui muitas comunidades e precisamos ser exemplo para o Brasil, fortalecendo cada vez mais as ações, ouvindo os anseios dos povos indígenas e trabalhando por soluções”, destaca João Mattogrosso.
Dados do IBGE revelam que no Brasil existem, aproximadamente, 897 mil indígenas. Cerca de 517 mil vivem em terras indígenas e existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas, sendo que a maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%), mas 77% falam a língua portuguesa. Quando se considera os indígenas que vivem em terras indígenas, 57,3% fala alguma língua indígena. Ao todo, a maioria dos indígenas são alfabetizados (77%). A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) é o órgão responsável por proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil.
Mato Grosso do Sul possui mais de 80 mil indígenas, a segunda maior população do Brasil, ficando atrás somente do Amazonas, com mais de 130 mil. As etnias Atikum, Guarani, Guató, Kadiwéu, Kaiowá, Kinikinau, Ofaié e Terena compõem as comunidades, mantendo suas tradições e culturas em 30 dos 79 municípios.
CHAMA O JOÃO – Acompanhe o trabalho do deputado estadual João Mattogrosso pelas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok – @jcmattogrosso. O gabinete do parlamentar também está on-line pelo WhatsApp (67) 99904-4045.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Resultados da Loteria: +Milionária pode pagar R$ 38,5 milhões em sorteios deste sábado
Leia Mais
Tiroteio em Campo de Futebol na Fronteira deixa três mortos e dois Feridos
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prédios abandonados no Jardim Santa Luzia serão revitalizados para geração de empregos
Municípios