Campo Grande (MS), Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

NIOAQUE 133 ANOS

Nioaque celebra 133 anos de fundação

Cidade é uma das mais antigas do estado de Mato Grosso do Sul e tem uma população estimada de 13.794 pessoas

08/04/2023

08:00

IDAICY SOLANO

©DIVULGAÇÃO

Nioaque celebra neste sábado (8) seu 133° aniversário de fundação. Cidade distante 179 quilômetros de Campo Grande, é uma das mais antigas do estado de Mato Grosso do Sul e tem uma população estimada de 13.794 pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A história do município começa no ano de 1847, quando o sertanista Joaquim Francisco Lopes fez expedição com o objetivo de encontrar uma rota fluvial para ligar Mato Grosso ao Paraná.

Após longa viagem, a expedição colonizadora aportou na região do encontro dos rios Nioaque e Urumbeva. Em 1877, onde foi criado o Distrito de Nioaque e foi levado posteriormente à categoria de município no dia 18 de julho de 1890.

Lembranças da guerra - A cidade foi invadida duas vezes durante a Guerra do Paraguai, e se tornou um dos principais patrimônios culturais do Estado. Um canhão e Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna foram erguidos na praça central da cidade, para lembrar a história do município e do país e homenagear os soldados que lutaram pelo país.

Vale dos Dinossauros - Logo na entrada do município, os visitantes podem se surpreender com o monumento de boas vindas, composto pela estátua de dois dinossauros e ovos junto ao nome da cidade. Na parte inferior anuncia: "Vale dos Dinossauros".

O vale pode ser visitado em uma fazenda da cidade, onde se observa rastros fossilizados de Abelissauro, espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período cretáceo, extintos há 65 milhões de anos.

A cidade ganhou a fama em 2015, após uma equipe de paleontólogos da Universidade Federal do Rio de Janeiro anunciar a comprovação científica de pegadas de dinossauros na região, descoberta que teve os primeiros registros ainda na década de 1980.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: