Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

ECONOMIA

Em Mato Grosso do Sul, mais de mil e quinhentas novas vagas formais foram abertas em outubro

Estado é o segundo no ranking da Região Centro-Oeste. Todas as Unidades da Federação da região também registraram saldo positivo

30/11/2022

11:05

SECOM

Com o saldo positivo de 1.693 vagas formais criadas em outubro, o Mato Grosso do Sul registrou a geração de empregos em todos os setores econômicos. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, na terça-feira (29).

O Comércio foi o grande destaque, com a criação de 1.324 vagas. Em seguida, aparecem Serviços (240), Construção (85), Agropecuária (25) e Indústria (19).

A Região Centro-Oeste apresentou um saldo positivo de 8.409 novos empregos com carteira assinada em outubro. Depois do Distrito Federal, estão Mato Grosso do Sul (1.693), Goiás (1.010) e Mato Grosso (911). De janeiro a outubro, a região gerou 268.534 postos formais de trabalho.

Dados nacionais

O Brasil manteve, em outubro, a tendência positiva na geração de empregos e fechou o mês com um saldo de 159.454 novos postos formais de trabalho. Com isso, o país acumula, entre janeiro e outubro de 2022, um saldo de mais de 2,32 milhões (2.320.252) de novas vagas e se aproxima da marca de 43 milhões de postos formais registrados no Novo Caged (42.998.607), quebrando, assim, mais um recorde histórico.

O cadastro serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho e, desta forma, subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. Das 27 Unidades da Federação, 26 registraram saldo positivo na geração de empregos em outubro.

Setores

Em outubro, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas apresentaram saldo positivo. O maior crescimento do emprego formal foi registrado no setor de serviços, com saldo de 91.294 novos postos de trabalho formais.

Nesta área, o segmento de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas foi o que apresentou maior saldo, com 49.260 novos postos.

O destaque ficou a locação de mão-de-obra temporária (11.063); serviços combinados de escritório e apoio administrativo (3.654); limpeza em prédios e em domicílios (3.245) e serviços de engenharia (3.022).

O segundo maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor do comércio, com saldo positivo de 49.356 postos. Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados, com 6 mil vagas, foi o grande destaque, seguido do comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 5.781 novos postos.

A indústria apresentou o terceiro maior saldo positivo, com 14.891 empregos, com destaque para o abate de aves (1.454), a coleta de resíduos não-perigosos (1.219) e a fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates (1.041).

Responsável pelo quarto maior saldo positivo, o setor da construção ofertou 5.348 postos, puxado pela demanda de serviços para instalação e manutenção elétrica (1.690).

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência

Secretaria Especial de Comunicação Social

Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: