Campo Grande (MS), Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022

DOURADOS

Alan Guedes participa do Smart City World Congress em Barcelona

Prefeito está na Europa a convite da FNP para conhecer experiências em cidades inclusivas e sustentáveis

18/11/2022

14:00

ASSECOM

Alan Guedes conheceu projeto de planejamento urbano de revitalização de espaços deteriorados (Foto: Assessoria/FNP)

O prefeito de Dourados, Alan Guedes, está em Barcelona, na Espanha, participando de diversas atividades sobre cidades inteligentes. A programação inclui o Smart City World Congress, evento internacional, e abrange também interlocuções sobre investimentos internacionais e o compartilhamento de experiências para o desenvolvimento de cidades mais inclusivas, sustentáveis e humanas. Alan faz parte da comitiva de dirigentes da FNP (Frente Nacional de Prefeitos).

A programação articulada pela FNP teve início na segunda-feira (14) ocasião em que o prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira, secretário-geral da Frente, conduziu intervenções de outros governantes municipais, com o objetivo de apresentar aos empresários catalães as vocações das cidades e atrair investimentos internacionais. Além de Duarte e Alan, participaram da agenda os prefeitos de São José dos Campos (SP), Anderson Farias; de São Vicente (SP), Kayo Amado; de Rio Verde (GO), Paulo do Vale; e as vice-prefeitas de Salvador (BA), Ana Paula Matos; e de Rio Branco (AC), Marfiza Galvão. 

Experiências catalãs

Antes das apresentações, o grupo fez visitas técnicas a iniciativas da prefeitura de Barcelona como o Superbloco Sant Antoni, modelo para a transformação das ruas, com um espaço público mais saudável, com mais verde, justo e seguro, que favoreça as relações sociais e a economia local; e o Distrito [email protected] Barcelona, projeto de planejamento urbano de revitalização de espaços deteriorados para torná-los mais atrativos. O distrito abriga incubadoras, diversos centros de pesquisa, universidades e empresas, é também um superlaboratório urbano.

Smart City World Congress

Os integrantes da Comitiva participaram de mesas de debates do Smart City World Congress. Duarte Nogueira abriu a agenda na palestra “O que aconteceu com o novo normal?”. O prefeito falou na importância de usar a tecnologia para aprimorar os ônibus, o uso de energia elétrica e a experiência dos pedestres, além de dados para tomar melhores decisões. “É preciso investir no transporte público, diminuir o espaço dos carros e aumentar o espaço das pessoas“, disse.

Para responder se “Cidades inteligentes estão colocando segurança em primeiro lugar?”, o vice-prefeito de Curitiba (PR), Eduardo Pimentel, falou sobre a experiência da Muralha Digital, programa da prefeitura que alia policiamento e tecnologia da informação para tornar a cidade cada vez mais segura. “Nossos problemas são parecidos e as soluções também podem ser compartilhadas. A FNP tem um papel importante nesse sentido”, avaliou.

A comitiva da FNP foi recebida pelo diretor internacional do Congresso, Luis Gomez, que ressaltou a relevância da participação de governantes brasileiros no evento. “É muito importante ter prefeitos brasileiros na Smart City para buscar inspirações de como melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover atração econômica e transformar a mobilidade”, afirmou.

Para Duarte Nogueira, o Congresso oferece uma oportunidade para o compartilhamento de experiências. “Muito importante trocar as informações que a SmartCity oferece para podermos, de volta nas nossas cidades, aplicá-las para trazer qualidade de vida, desenvolvimento e prosperidade.”


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: