Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

BATAGUASSU

Museu Helena Meirelles recebe visita de estudantes de Anaurilândia

30/09/2022

08:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Mais de 40 estudantes da Escola Estadual “Maria José”, de Anaurilândia estiveram na quinta-feira, dia 29 de setembro, em visita ao Museu Municipal “Helena Meirelles”, em Bataguassu. A atividade fez parte do Projeto Educativo “Vamos ao Museu”.

De acordo com os responsáveis pelos estudantes, a visita teve como objetivo contribuir com duas unidades extracurriculares: “Escrita e elaboração de livros” e “Toque o som da minha terra”, abordando entre os assuntos a violeira Helena Meirelles e o ex-prefeito de Bataguassu, Lázaro Severino da Silva, que também esteve presente na política da cidade de Anaurilândia.

Durante a visita conduzida pela professora e historiadora do museu, Regina Freire, os estudantes puderam acompanhar a trajetória histórica através dos painéis permanentes do museu sobre a fundação de Bataguassu, conhecer apetrechos da época além de conferir os painéis sobre a artista renomada Helena Meirelles e aspectos políticos do município.

Os estudantes também dirigiram-se à área externa do museu e observaram as esculturas que retratam as peculiaridades de Bataguassu e da região caracterizada pelo cerrado como as garças, cupinzeiros e a estrada boiadeira.

Os estudantes de Anaurilândia estiveram na ocasião acompanhados pelas professoras Sueli Tania Duarte Lima, Vanessa Cácila Borges da Silva; e coordenadores Edna Cardoso da Silva e Renato Ribeiro.

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que esteve no museu, agradeceu os estudantes pela visita e destacou que o Museu Municipal é um local em que os visitantes tem oportunidade de conhecer mais sobre Bataguassu, um pouco da cultura do Estado e de relembrar a memória local.

“O museu possui uma atmosfera de conhecimento, memória popular e muitas descobertas. Com o museu, conseguimos vivenciar a importância da cultura, a nossa história e  valorizar o nosso município”.

O secretário municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura, João Carlos Kotai, disse aos presentes que a administração municipal está aperfeiçoando a estrutura do museu e também parabenizou os professores, coordenadores bem como a direção da unidade escolar pela iniciativa. “Foi um momento de importante socialização entre os municípios. Temos muito orgulho da visibilidade que o Museu Municipal tem e é motivo de orgulho essa interação”.

Para a professora e historiadora do museu, Regina Freire, “o museu torna-se um espaço possível para conectar-se a memórias, promover integração arte e saúde; estabelecer vínculos afetivos, descobrir novos interesses e despertar processos criativos.

Participaram da ação, a coordenadora municipal de Cultural, professora Cida Meira além de demais servidores do museu.

PROJETO

Contemplando estudantes, o Projeto Educativo “Vamos ao Museu” é um dos elementos do Plano Museológico e está conectado à missão do museu e obedece ao Estatuto dos Museus (art. 44 ao 47) e demais documentos normativos que regem a instituição.

O projeto é realizado às terças e quintas-feiras no período da manhã, das 9 às 10 horas e das 10 às 11 horas; e à tarde, das 14 às 15 e das 15 às 16 horas (horário de Brasília).

Mais informações podem ser obtidas no Museu Municipal “Helena Meirelles” localizado na rua Ribas do Rio Pardo, 376, centro, próximo ao Fórum.

As visitas guiadas devem ser agendadas pelos telefones (67) 99696-0223 (WhatsApp) ou 3541-2122 ou através do e-mail: [email protected].  


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: