ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto altera lei para concessão de direitos e benefícios à Defensoria Pública
Matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação
19/08/2022
09:15
EVELLYN ABELHA
©ARQUIVO
Passa a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a partir desta sexta-feira (19), o Projeto de Lei Complementar 8/2022, proposto pela Defensoria Pública do Estado. O documento visa a alteração de dispositivos da Lei Complementar Estadual 111/2005, norma que organiza a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e estabelece a competência e estrutura dos seus órgãos, a organização e estatuto da respectiva carreira.
O objetivo da alteração da Lei Complementar 111/2005 é ajustá-la e torná-la equânime aos direitos concedidos à Magistratura e ao Ministério Público. Essa simetria tem como base a Resolução do Conselho Nacional de Justiça 75/2020 que trata do direito à compensação por assunção de acervo, incluindo também o exercício cumulativo de jurisdição e gratificação na hipótese de cumulação de acervo processual.
O projeto ainda busca regulamentar a instituição da licença compensatória, decorrente do exercício de atividades que não estejam nas atribuições do órgão de atuação, do exercício cumulativo de funções relevantes e extraordinárias, dos serviços prestados em concurso público da Defensoria Pública e em comissões designadas para as atividades institucionais.
Conforme justificativa da proposta, a Constituição Federal prevê simetria entre as carreiras da Defensoria Pública, Magistratura e Ministério Público. Isso abrange a paridade de cargos, remuneração e prerrogativas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Memórias eleitorais, Bolsonaro, impostos e opiniões
Leia Mais
Suzano transforma Ribas do Rio Pardo com investimento em qualificação profissional e oportunidades sustentáveis
Leia Mais
Arauco realiza plantio de árvores e reforça compromisso ambiental em Inocência (MS)
Leia Mais
Veja o que abre e fecha no feriado de Santo Antônio em Campo Grande nesta sexta-feira (13)
Municípios