Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

DIA DA PIZZA

Sebrae/MS compartilha histórias de pequenas pizzarias de sucesso da Capital

Empresários Karina e Karla Longo e Jorge Luis Capelli de Campos, respectivamente donos da Pizza do Bigode e Saagio Pizzaria, mostram como começaram e o que esperam da data comemorativa

09/07/2022

08:30

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Celebrado neste domingo, 10 de julho, o Dia Internacional da Pizza valoriza os profissionais e empreendedores que se dedicam ao prato que é tão famoso na culinária brasileira. Em alusão à data, o Sebrae/MS apresenta a história das pequenas empresas Pizza do Bigode e Saagio Pizzaria, ambas localizadas em Campo Grande (MS) e que cresceram a partir do empenho de seus proprietários – respectivamente, Karina e Karla Longo e Jorge Luis Capelli de Campos.

Ao contrário do que muitos imaginam, a pizza não foi criada na Itália. Ela surgiu há 6 mil anos em uma massa chamada “pão de Abrahão”, que os hebreus e egípcios consumiam. A massa se assemelhava ao pão sírio atual e era chamada de “piscea”, nome que originou “pizza”. Milhares de anos depois, os italianos incrementaram o prato com o tomate, sendo consumido como se fosse um sanduíche. E, foram eles quem trouxeram a pizza para o Brasil, que atualmente, está espalhada por todo o país e em diversos formatos, como em Campo Grande.

Para quem tem o sonho de ter um negócio, a pizza também representa uma oportunidade, por ser um prato bem difundido. Ela também pode trazer memórias afetivas e estar relacionada, até mesmo, à história da família. As empreendedoras e irmãs, Karina e Karla Longo, donas da Pizza do Bigode, por exemplo, abriram o empreendimento após seguirem os passos dos pais, que tinham uma pizzaria no interior do Estado. Hoje, a empresa já contabiliza sete anos no mercado, e começou desta grande inspiração.

“Meus pais já tiveram uma pizzaria em uma cidade do interior do Mato Grosso do Sul, e por alguns motivos encerraram as atividades e voltaram para Campo Grande. Em uma conversa surgiu a ideia de montar um negócio, a princípio não era para ser uma pizzaria, fomos alinhando, eu sempre acreditei no produto da minha mãe, era a melhor pizza que tinha comido na vida. Resolvemos então, investir no negócio no modelo delivery e assim nasceu a Pizza do Bigode”, destaca Karina Longo.

Apesar de já terem tido contato com o mundo dos negócios na infância, empreender não foi fácil para as empreendedoras. No começo da empresa, algumas dificuldades que as irmãs relatam estão em lidar com fornecedores, fazer a gestão dos funcionários e cuidar das contas da empresa. Além de tudo isso, outro desafio foi melhorar o relacionamento com os clientes, para que fiquem satisfeitos com o estabelecimento.

Para crescer, elas contaram com o apoio do Sebrae, tendo participado de diversos eventos, consultorias e capacitações para empreendedores, como o curso Empretec, a palestra “Quero ser empresário, estou preparado?”, a Feira do Empreendedor, entre outras soluções. Agora, elas colhem os frutos do trabalho e seguem pensando em formas de inovar e atrair clientes.

Com o Dia da Pizza se aproximando, Karina e Karla Longo se prepararam para boas vendas. “Essa é uma data importante para quem empreende no ramo, pois é um momento que temos a oportunidade de oferecer aos nossos clientes a mesma qualidade com um preço mais acessível, além de atrair novos clientes. Está será a estratégia para esse ano, já que em 2021 fizemos uma campanha de inclusão de novos sabores”, explicam as irmãs.

Empreendendo com pizza na pandemia

O empresário Jorge Luis Capelli de Campos empreende desde 2016, quando abriu seu primeiro negócio no ramo de gastronomia, o Maó Bar & Restaurante. Em 2021, ele resolveu inovar e inaugurou a Saagio Pizzaria. O momento escolhido foi, no mínimo, difícil: a pandemia de Covid-19 ainda estava em alta e exigia medidas de biossegurança mais restritivas. Porém, o empreendedor decidiu abrir a empresa para obter outra fonte de renda e atravessar esse período.

“No meio da pandemia, com toda aquela loucura de abre e fecha, decidi ter mais uma fonte de renda, e a minha decisão juntamente com a minha esposa era ‘o que eu faço? Uso o dinheiro para reformar o Maó ou abro um outro negócio?’ Decidimos abrir um outro negócio. No começo, foi um pouco difícil a mão de obra no ramo, como auxiliar, pizzaiolo, caixa, etc. E esse é um dos principais desafios até hoje”, disse.

Para ter diferenciais no mercado, Jorge Campos investe em produtos de qualidade, como farinha italiana, além de todo um cuidado no preparo, que envolve massa de longa duração. Segundo ele, para além das vendas e fidelização de clientes, o Dia da Pizza é a oportunidade de reforçar a importância de existirem boas pizzas no mercado.

“Pizza não é tudo igual, precisamos saber aquilo que consumimos. Trabalhamos muito esse tipo de marketing para informar o cliente sobre aquilo que ele está consumindo, para ele conseguir diferenciar de uma pizza comum. Tem todo um processo, um trabalho demorado, não é simplesmente bater uma massa e fazer uma pizza. É um dia para fomentarmos ainda mais essas informações, para conseguirmos repassar esses detalhes para os clientes", comenta.

No ano em que o Sebrae completa 50 anos de atuação em prol dos pequenos negócios, com o mote “Criar o futuro é fazer história”, Jorge Luis Capelli de Campos é mais um dos empreendedores atendidos, e que obteve apoio da instituição. “O Sebrae me auxiliou no planejamento de todos os processos da empresa, desde a organização dos processos financeiros até a elaboração de ficha técnica", expõe.

Ao olhar para o futuro, o empresário revela ter grandes planos. “Assim como lá atrás eu plantei algumas sementes e hoje eu colho isso, a gente precisa plantar o hoje, pensando no futuro. Então, hoje a gente planta o conhecimento, a mudança dos paradigmas e da consciência de consumo. Também queremos escalar o nosso negócio para que ele se torne uma franquia e a gente possa atingir, com esses nossos ideais e valores agregados, muitas outras pessoas”, finaliza Jorge.

Para informações sobre as demais ações do Sebrae/MS entre em contato por meio do número 0800 570 0800.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: