POLÍTICA
Governo Federal convida gestores municipais para formalizarem parcerias voltadas aos direitos humanos
Representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apresentou as principais iniciativas da pasta nesta terça-feira (26), durante a 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
27/04/2022
18:25
ASSECOM
A secretária executiva adjunta do MMFDH, Viviane Petinelli, enfatizou que as ações podem ser acessadas pelo site do ministério ©Hilton Silva/MMFDH
As políticas públicas voltadas à promoção dos direitos humanos estiveram entre os destaques da abertura da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira (26). O tema foi abordado pela secretária executiva adjunta do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Viviane Petinelli, que convidou prefeitos, vereadores e parlamentares para integrarem as ações. Cerca de sete mil gestores de todo o país participam do evento que ocorre até esta quinta-feira (28).
“Faço o convite a vocês para que vejam as políticas e oportunidades do ministério. Nós temos um conjunto gigante de ações, muitas delas gratuitas, a serem implementadas por vocês sem custo. Há ainda transferência voluntária por meio de instrumentos de parcerias diversas. É importante que vocês tenham acesso a essas iniciativas para que possam levar ao município o que a sociedade tanto precisa”, disse a secretária.
Ainda no evento, a integrante do Governo Federal explicou que a proposta é oferecer ferramentas voltadas às famílias e aos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e povos e comunidades tradicionais. “Por onde temos ido no Brasil, nós temos feito um diálogo bem aberto e objetivo com os gestores, para mostrar os caminhos das oportunidades que o nosso ministério oferta”, completou Petinelli ao enfatizar que as ações podem ser acessadas por meio do site do ministério.
As interações da secretária Viviane Petinelli com os gestores aconteceram durante o painel “Assistência Social: Perspectivas para gestão orçamentária no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, que contou ainda com a participação da secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania (MC), Maria Yvelônia, do analista técnico de Assistência Social Arimateia Oliveira e do presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais, Elias de Sousa.
MMFDH na Marcha dos Prefeitos
Um estande com materiais produzidos pelo MMFDH pode ser visitado até a próxima quinta-feira (28), durante a Marcha dos Prefeitos. “Quero convidar a todos os prefeitos e gestores municipais que estão aqui em Brasília para visitarem o estande e conhecerem os nossos projetos e programas, que abrangem as oito secretarias nacionais. Nossa equipe está de prontidão para recebê-los, vocês não vão se arrepender”, disse a ministra Cristiane Britto, que participou da abertura do evento.
Visitante do estande, o presidente da Câmara Municipal de Nova Luzitânia (SP), Wagner Sebastião da Silva, elogiou as ações, especialmente as voltadas ao público feminino. “Achei superinteressante. Precisamos e estamos sempre buscando as mulheres para estarem mais na política e nas decisões. Com o atendimento que eu tive aqui, estou levando as iniciativas do ministério para que possamos implementar lá no meu município e fortalecer ainda mais as mulheres”, enfatizou.
Entre as autoridades presentes na abertura, estiveram o presidente da República, Jair Bolsonaro, ministros de Estado e parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Marcha
Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a 23ª Marcha tem a proposta de debater assuntos de interesse dos municípios e buscar alternativas para as demandas locais. As programações ocorrem no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES) – Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50, Asa Sul – Brasília (DF).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios