LAGUNA CARAPÃ 30 ANOS
Laguna Carapã comemora 30 anos e dá exemplo de educação ambiental e desenvolvimento sustentável
22/04/2022
07:00
©JOÃO CORREIA
Nesta sexta-feira (22/04) o município Sul-Mato-Grossense de Laguna Carapã está completando mais um aniversário de emancipação político-administrativa e os motivos para comemorar vão além do crescimento econômico, do desenvolvimento e da infraestrutura, que já são realidade no município. A jovem cidade, de apenas 30 anos, é também exemplo e modelo em educação ambiental para o Estado e para o País.
Enquanto metade dos resíduos gerado nas cidades do Brasil ainda vão para lixões que contaminam o solo e a água, Laguna Carapã realiza desde 2015 a coleta seletiva. A Iniciativa, prevista na Política Nacional de Meio Ambiente, que completa 12 anos em 2022, é ainda um desafio para muitos municípios, inclusive do Estado. Mas em Laguna, 72% da população urbana já é beneficiada pelo serviço. A coleta chega ainda nos distritos de Bocajá, na comunidade de Carapã e na fazenda Campanário.
O município já não tem lixão a céu aberto e conta com uma estação de transbordo, terminal ecológico e caminhões caçambas, que levam todo o resíduo coletado direto para o aterro sanitário, localizado na cidade de Dourados.
Como parte das comemorações do aniversário, (22/04), Laguna Carapã entregou de presente para seus moradores a reforma e a ampliação do barracão da unidade seletiva onde o lixo é separado, que ganhou piso, sanitários, rede de água e caixa d’agua. As melhorias visam garantir mais conforto e comodidade aos trabalhadores do local, como explicou o prefeito Ademar Dalbosco.
“Essa obra é uma das primeiras que começamos a desenhar, para que pudéssemos fazer a ampliação da reciclagem. Para muita gente talvez não tenha muita importância, mas para o município de Laguna Carapã, pela situação que se encontrava isso aqui, com certeza, é uma alegria significativa. Aqui a gente reciclava, mas não tinha banheiro, água e as condições eram quase que desumanas nesse sentido. Hoje, esse investimento com certeza trará dignidade para quem trabalha e, também, privilégio para a população, em ser assistida no sentido da capacidade de higiene e saúde. Agradeço a todos os envolvidos, através da Secretaria, da Jussara e todos que contribuíram para que chegássemos até aqui.”, destacou.
E os exemplos de desenvolvimento sustentável não param por aí. De acordo com o prefeito, além da coleta seletiva, hoje Laguna Carapã já está totalmente asfaltada e até o final de 2022, terá 100% da rede de esgoto consolidada.
“Laguna Carapã hoje é 100% asfaltada e fecha esse ano com 100% de saneamento básico na cidade. É um avanço muito grande e nada mais justo do que a gente investir na reciclagem e na recuperação do meio ambiente para que possamos realmente avançar no todo”, defendeu Ademar.
Ele anunciou ainda outra novidade voltada para o desenvolvimento ambiental de Laguna, a construção de um aterro sanitário próprio.
“Temos outro desejo que está próximo de acontecer. O município está adquirindo uma área para que possa fazer o depósito dos resíduos sólidos, com um processo mais abrangente e um planejamento, não só para agora, mas para o futuro. É um começo, mas é um começo que trará muitos benefícios à população, principalmente na área da saúde”, finalizou.
De acordo com a Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente da cidade, Jussara Piovessan, a implantação do sistema de coleta seletiva e todas as outras melhorias na área de desenvolvimento sustentável só foram possível graças à junção de forças e o apoio da administração atual.
“Para realizar todo esse trabalho contamos com o apoio do Diretor de Meio Ambiente, Alcidio Veigas e do prefeito Ademar Dalbosco, que não têm medido esforços para atender a secretaria”, disse.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo planeja aumentar isenção do imposto de renda para R$ 3.036 em 2025
Leia Mais
Prefeita de Bataguassu impulsiona parcerias estaduais para transformar a cidade
Leia Mais
Novos valores e regras do salário-família em 2025: saiba quem tem direito e como solicitar
Leia Mais
Aulas voltam em fevereiro em MS com uso de celulares proibido
Municípios