Prazo para que municípios escolham periodicidade do envio do RGF termina dia 30 de março
23/03/2022
16:00
OLGA CRUZ
©DIVULGAÇÃO
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Controle Externo alerta aos seus jurisdicionados dos 79 municípios do Estado que o prazo para optarem pela periodicidade de envio do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do exercício de 2022 é até o dia 30 de março. O manual com o passo a passo de envio do RGF está disponível no Portal do Jurisdicionado e-Contas, menu “Manuais”.
De acordo com o Art. 16-A da Resolução TCE/MS nº 88/2018, cabe ao Poder Executivo Municipal fazer a opção pelo envio quadrimestral ou semestral e será aplicado, igualmente, às remessas feitas pelo Poder Executivo e pelo Poder Legislativo.
O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, ressalta que, de acordo com o Art. 16-A da Resolução TCE/MS 88/2018, é permitido aos municípios que tenham população inferior a 50 mil habitantes optar por fazer o envio de seus Relatórios do tipo quadrimestral ou semestral. “Para que o município usufrua dessa opção de envio do RGF semestral, ele precisa se atentar ao prazo limite que é até o dia 30 de março, onde vai entrar no sistema e clicar na opção semestral”.
A auditora estadual de controle externo do TCE-MS, Flávia Pierin Freitas Buchara, alerta que independente de quantitativo populacional, o jurisdicionado de cada município deve acessar o sistema e optar pela periodicidade. “Mesmo os municípios com população acima de 50 mil habitantes precisam acessar o sistema, que terá a única opção de periodicidade de envio do RGF quadrimestral”.
Caso a opção de periodicidade não for realizada até a data limite (30/03/2022), quer seja por omissão do Poder Executivo ou por ausência de cumprimento do calendário de obrigações por qualquer dos Poderes, em relação ao último período do exercício anterior, a remessa do RGF será, obrigatoriamente, somente a opção quadrimestral.
As solicitações de esclarecimentos e dúvidas devem ser formalizadas exclusivamente pelo “Jurisdicionado”, devidamente cadastrado no Sistema e-CJUR, nos termos da Resolução TCE/MS nº 65/2017 e encaminhadas no e-mail [email protected] contendo a descrição detalhada da ocorrência ou do assunto para o qual necessita esclarecimento, arquivos “.xml” e telas do sistema, conforme o caso.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sidrolândia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol; MS soma cinco casos em investigação
Leia Mais
Caiado e Ciro Nogueira trocam críticas e expõem divisão da direita rumo a 2026
Leia Mais
Hungria recebe alta após suspeita de intoxicação por metanol em Brasília
Leia Mais
Caravina quer assumir comando do PSDB para evitar extinção da sigla em Mato Grosso do Sul
Municípios