Tribunal adere ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública
15/03/2022
16:50
OLGA CRUZ
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério do Meio Ambiente o certificado de adesão ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A participação tem como objetivo estimular os órgãos públicos do País na implementação interna de práticas de sustentabilidade socioambiental.
A implantação da Agenda Ambiental na Administração pública demanda comprometimento institucional, coletivo e individual. O processo é realizado em cinco passos: 1) Formação de uma Comissão Gestora; 2) Elaboração de diagnóstico institucional; 3) Construção do Plano de Gestão Socioambiental (PGS); 4) Mobilização e sensibilização dos gestores e servidores e 5) Avaliação e monitoramento.
A adesão ao Programa demonstra o comprometimento do TCE-MS em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de seus servidores e da comunidade. O Programa A3P alinha perfeitamente às iniciativas que já têm sido adotadas pela Corte de Contas do MS, que já vem trabalhando junto aos servidores para a conscientização das boas práticas de sustentabilidade e economicidade.
O presidente do TCE-MS conselheiro Iran Coelho das Neves ressaltou que o Tribunal de Contas, nos últimos anos, desenvolveu diversas ações tanto no âmbito interno, quanto externo, em prol da conservação do meio ambiente. “Como instituição cujo escopo constitucional é o controle externo, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul se engrandece ao aderir ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, ampliando ainda mais a gestão sustentável em benefício da saúde ambiental da nossa instituição”.
Para dar início às ações relacionadas à adesão, o TCE-MS tem na pauta de cumprimento uma série de ações estratégicas, como a elaboração de um diagnóstico que exige o mapeamento dos gastos da instituição com energia, água, materiais de escritório, a forma de descarte de resíduos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, entre outras.
Quanto às ações propostas pelo Programa A3P, o TCE-MS já vem realizando várias ações em sintonia com a agenda ambiental, tais como: a distribuição de canecas ecológicas em substituição aos copos de plástico descartáveis; a elaboração e implantação do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos do TCE-MS; a substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED; a revisão de toda a rede hidráulica do edifício, visando reduzir perdas; a implantação do Programa TCE Digital, sistema eletrônico de recepção e tramitação de processos, o que permitiu a eliminação do uso de papel, confirmando na prática, o compromisso da Corte de Contas com a sustentabilidade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vereador Carlão entrega Medalha Tereza Cristina ao empresário Sérgio Dias Campos durante solenidade na Expogrande
Leia Mais
Hemosul de Campo Grande faz apelo urgente por doações de sangue: estoques de O+ e O- estão em nível crítico
Leia Mais
STF julga embargos na revisão da vida toda do INSS nesta quinta-feira (10)
Leia Mais
Caso Marielle: Moraes abre prazo de 30 dias para alegações finais da PGR e dos réus no STF
Municípios