Eixos para desenvolver a agricultura familiar no Município são definidos durante reunião com o Sebrae
Agricultura familiar de Porto Murtinho é discutida com Sebrae
24/02/2022
13:00
RAFAELA SCHUINDT
©DIVULGAÇÃO
A definição dos 7 eixos de ações para desenvolver a agricultura familiar em Porto Murtinho (MS) foi tratada na manhã desta quinta-feira (24) entre os analistas do Sebrae, Matheus da Silva Oliveira, Lorrany Godoy e Luis Pivovar e o prefeito do município, Nelson Cintra (PSDB), a secretaria de turismo, Isabel Froes e o engenheiro ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Felipe Sampaio Filho.
Para o consultor do Sebrae especializado em Gestão Publica e Agricultura Familiar, Luis Pivovar, a iniciativa da participação da equipe da prefeitura e dos produtores na oficina demonstra a expectativa de avançar no tema. “Conseguimos desenvolver em conjunto com os produtores uma minuta daquilo que identificamos como necessário para nos tornarmos referência no assunto para o Estado, seja ele na melhoria do atendimento exclusivo para a agricultura familiar, aumento do mix de produtos, retomar a confiança da relação de agricultores e gestores, incentivando o pertencimento ao município”, afirmou Luis.
O engenheiro ambiental, Felipe Sampaio Filho, a participação dos produtores foi fundamental para definição da agenda de ações. “Eles puderam falar diretamente com quem tá envolvido. Demonstraram a necessidade alinhar os pontos e buscar soluções. Os eixos refletem as necessidades do dia a dia”, frisou Felipe.
Segundo a secretária de Turismo, Isabel Fróes, este é o início de um projeto que irá fomentar a economia das famílias. “Esta é uma semente que está sendo lançada e aqueles que aproveitarem a oportunidade agora, colherão ótimos resultados futuramente e desta forma, conseguiremos despertar o interesse de outros agricultores familiares para participar das ações”, pontuou.
Nelson Cintra aprovou os eixos e desdobramentos da minuta apresentada. “Temos um solo que precisa de irrigação e estamos providenciando a desapropriação de uma área para captação de água, a aquisição de estufas, viabilizando a disponibilização de um técnico via convênio com a Agraer. Ou seja, estruturando o programa na agricultura familiar do município de forma completa para gerar renda para a população”, explicou o prefeito.
Dentre os eixos tratados na reunião estão: nomear um gerente para a pasta da agricultura do município; transferência de tecnologia; capacitações continuadas; logística e redução de custos; agregação de valor; canais de comercialização e monitoramento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tarifaço: delegações do Brasil e dos EUA iniciam negociações na Malásia após encontro entre Trump e Lula
Leia Mais
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro presidente octogenário em exercício no Brasil
Leia Mais
Empresas da Rota Bioceânica vão construir novo plenário da Assembleia Legislativa de MS
Leia Mais
Lia Nogueira acompanha governador Eduardo Riedel em entregas e lançamentos de obras em Dourados
Municípios