Sessões virtuais têm mais de 300 processos na pauta
09/12/2021
13:00
OLGA CRUZ
©AURÉLIO MARQUES
As sessões virtuais das Câmaras e do Pleno que ocorreram nesta semana, entre os dias 6 e 9 de dezembro, foram finalizadas nesta quinta-feira com 318 processos. Os conselheiros relataram processos referentes a licitações, recursos ordinários, atas de registro de preços, prestação de contas de gestão, contratos administrativos, consulta e pedidos de revisão.
Primeira Câmara
Relatando cinco processos, o conselheiro Flávio Kayatt presidiu a sessão. No TC/12793/2019 referente ao contrato administrativo n. 4023/2019, celebrado pelo município de Costa Rica, o conselheiro votou pela regularidade do procedimento licitatório, do contrato e da execução.
O conselheiro Jerson Domingos relatou três processos e no TC/4148/2020, referente a análise da formalização da Tomada de Preços nº 02/2020 e do contrato administrativo nº 07/2020, os 1º e 2º termos aditivos e a respectiva execução financeira, celebrado pelo Município de Rio Brilhante para a contratação de empresa especializada para implantação de ciclovia, atendendo a Secretaria Municipal de Infraestrutura. O conselheiro votou pela regularidade do procedimento licitatório; pela regularidade da formalização do Contrato; pela regularidade dos 1º e 2º termos aditivos e pela regularidade da execução financeira da contratação.
O conselheiro Osmar Jeronymo relatou 50 processos. No TC/22655/2016 referente ao procedimento licitatório do Município de Bela Vista, formalização e o teor do contrato n. 52/2016 e da sua execução financeira, tendo como objeto a locação de máquinas e caminhão para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Obras, o conselheiro votou pela regularidade do procedimento licitatório na modalidade pregão presencial n. 26/2016; pela regularidade, com ressalva, da formalização e do teor do contrato n. 52/2016; e pela regularidade da execução financeira do contrato n. 52/2016.
Segunda Câmara
Presidindo a sessão, o conselheiro substituto Leandro Lobo Pimentel relatou nove processos do conselheiro Marcio Monteiro. No TC/10771/2016 referente ao contrato administrativo da Prefeitura Municipal de Miranda para prestação de serviços de consultoria e assessoria técnica e jurídica. O conselheiro votou pela regularidade da formalização do 1º Termo Aditivo, pela regularidade com ressalva da execução financeira (3ª fase).
Sob a relatoria do conselheiro Waldir Neves estiveram oito processos. O TC/12177/2020, referente ao Contrato Administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS. O conselheiro votou pela regularidade da formalização do Contrato e regularidade da execução financeira.
Já o conselheiro Ronaldo Chadid relatou três processos, e no TC/24313/2016, referente a contratação direta realizada pelo Município de Pedro Gomes, por meio da Chamada Pública n. 2/2015, para o credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços médicos. O conselheiro acolheu o parecer do Ministério Público de Contas e votou pela regularidade da contratação direta.
O procurador-geral adjunto do Ministério Público de Contas (MPC), João Antônio de Oliveira Martins Júnior participou das duas sessões proferindo pareceres.
Pleno
A sessão virtual foi presidida pelo conselheiro Iran Coelho das Neves e acompanhada pelo procurador-geral do MPC, José Aêdo Camilo, que proferiu os pareceres.
O conselheiro Waldir Neves relatou 39 processos, e no TC/17040/2004/001, referente ao recurso ordinário da AGETRAN/MS. O conselheiro votou pelo conhecimento e provimento do recurso interposto, no sentido de isentar o recorrente da sanção anteriormente imposta pela publicação intempestiva do 2° Termo Aditivo.
Ao conselheiro Ronaldo Chadid coube relatar 30 processos. O TC/15291/2016/001, referente ao recurso ordinário do Município de Bela Vista. O conselheiro acolheu o parecer do Ministério Público de Contas e votou pelo conhecimento e pelo desprovimento.
O conselheiro Osmar Jeronymo relatou 111 processos. O TC/8130/2020 referente a prestação de contas anual de gestão de 2018 do Fundo Municipal de Assistência Social de Novo Horizonte DO Sul, o conselheiro votou pela regularidade, dando a devida quitação à responsável.
O conselheiro Jerson Domingos relatou 15 processos, e no TC/ 19344/2017, o Relatório Destaque nº 15/2017 relacionado à Auditoria realizada na Câmara Municipal de Paranaíba, exercício financeiro de 2015, o conselheiro votou como contas regulares com ressalva.
O conselheiro substituto Leandro Lobo Pimentel fez a relatoria dos 30 processos que cabiam ao conselheiro Marcio Monteiro. No TC/7826/2017, referente ao pedido de revisão da Prefeitura Municipal de Ladário, o conselheiro julgou procedente o pedido de revisão formulado e declarou a regularidade do procedimento de Dispensa de Licitação; do Contrato Administrativo; do Terceiro Termo Aditivo ao Contrato Administrativo; do Quarto Termo Aditivo ao Contrato Administrativo; e declarou a regularidade com ressalva.
Por fim, o conselheiro Flávio Kayatt relatou 15 processos. No TC/20493/2015 referente ao Pedido de Revisão da Secretaria Municipal de Educação - FUNDEB de Inocência, em face do Acórdão AC00-G.ICN-283/2014. O conselheiro votou pelo conhecimento e procedência do pedido de revisão.
Após publicação no Diário Oficial Eletrônico do TCE-MS, os gestores dos respectivos órgãos jurisdicionados poderão entrar com pedido de recurso ou revisão, conforme os casos apontados nos processos.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios