Para o deputado Rinaldo, participar da vida pública fortalece a democracia
15/09/2021
10:30
ASSECOM
deputado estadual Rinaldo Modesto
Há algum tempo, temos observado o uso frequente das palavras "democrático" ou "antidemocrático" nos noticiários associadas com imagens de cidadãos que se manifestam 'em busca de algum ideal'. Mas isto é o suficiente para definirmos tais eventos como "democráticos"?. De origem grega, a palavra democracia pode ser etimologicamente dividida da seguinte maneira: demos (povo), kratos (poder). Em geral, é o exercício do poder e das decisões políticas por meio dos cidadãos.
Em 2007, a Organização das Nações Unidas declarou o dia 15 de Setembro como o Dia Internacional da Democracia. Desde então, o objetivo da comemoração é promover a redemocratização e a observação dos direitos e liberdades do homem. A data é uma referência à adoção em 1997, da "Declaração Universal da Democracia" pela União Interparlamentar, a UIP.
Para o deputado estadual Rinaldo Modesto, fazer com que o cidadão entenda desde criança o real sentido da democracia, é um bom caminho para formar adultos participantes na sociedade em que vivem. O parlamentar afirma que “uma das formas de comemorar é conscientizando nossos filhos. Fazer uma visita ao parlamento, como a Câmara de Vereadores do município ou Assembleia Legislativa, para conversar com algum vereador ou deputado. Falar com eles sobre a importância do voto e do respeito ao pensamento do outro”. Ele ressaltou ainda que respeitar as instituições e manter a harmonia e independência dos poderes, é fundamental no regime democrático.
No Brasil, a Constituição Federal é considerada a guardiã maior da democracia. É ela que garante a realização das eleições em todos os níveis de Governo para a escolha de representantes nos poderes Executivo e Legislativo, além de garantir consulta pública aos eleitores por meio de plebiscito, referendo ou pela iniciativa popular, a qual prevê a possibilidade de os cidadãos apresentarem projetos de lei ao Congresso Nacional.
Para Rinaldo Modesto é importante que a população participe da política nos lugares onde elas vivem e que isso fortalece a democracia. “A participação do cidadão na vida pública é certamente a melhor e mais eficiente forma de continuar construindo um Mato Grosso do Sul mais democrático, justo e humano”, completou.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zé Teixeira solicita investimentos para fortalecer a saúde pública em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Coronel David solicita reforma e climatização da Escola Estadual José Ferreira em Três Lagoas
Leia Mais
Alems realiza sessão solene em comemoração aos 60 anos da profissão de Administração no Brasil
Leia Mais
Projeto “Semeando” retorna em nova edição e leva conscientização ambiental e teatro educativo ao interior do Mato Grosso
Municípios