Política / Legislativo
Assembleia aprova Cadastro Positivo do ICMS para premiar empresas adimplentes em Mato Grosso do Sul
Programa segue para sanção e prevê benefícios fiscais, simplificação de processos e atendimento diferenciado
17/03/2026
11:00
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) aprovou, em segunda discussão e por 17 votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 307, que institui o Programa Cadastro Positivo MS, voltado ao incentivo da regularidade fiscal entre contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A proposta, de autoria do Poder Executivo, segue agora para sanção do governo estadual.
A iniciativa será gerida pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e tem como principal objetivo estimular a adimplência tributária por meio da concessão de benefícios a empresas classificadas como regulares perante o Fisco estadual.
Entre as vantagens previstas no programa estão a redução ou dispensa de garantias exigidas em regimes especiais, liberação de processos sem necessidade de parecer prévio, prazos diferenciados para pagamento de tributos, além da simplificação de pedidos de restituição e da diminuição de obrigações acessórias.
O projeto também prevê a oferta de atendimento especializado aos contribuintes com melhor classificação, além da possibilidade de criação de novos benefícios por meio de regulamentação futura.
A classificação das empresas será baseada em critérios objetivos, ainda a serem detalhados pelo Executivo, considerando fatores como grau de regularidade fiscal, porte da empresa, atividade econômica e regime de recolhimento. A implementação do sistema poderá ocorrer de forma gradual, conforme regulamentação.
Além de incentivar o cumprimento das obrigações tributárias, o programa busca promover a modernização e simplificação do ambiente fiscal, com previsão de criação de grupos de trabalho para revisar normas e reduzir a burocracia no relacionamento entre empresas e o Estado.
A expectativa é de que a medida contribua para um ambiente mais previsível e eficiente, favorecendo o desenvolvimento econômico e a competitividade das empresas em Mato Grosso do Sul.
Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 129/2025, de autoria da deputada Gleice Jane (PT), que institui a Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre Segurança Digital, denominada “Segurança em Rede”.
A campanha será realizada anualmente na terceira semana de maio e passará a integrar o calendário oficial do Estado. A proposta tem como foco orientar famílias, educadores e estudantes sobre o uso seguro da internet, além de prevenir riscos como cyberbullying, exposição indevida de dados e aliciamento online.
Segundo a parlamentar, a iniciativa busca ampliar a proteção de crianças e adolescentes diante dos desafios do ambiente digital. O projeto segue agora para a redação final antes de eventual sanção.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zeca diz ter convidado Lula para retornar a MS em abril e reforça aposta do PT no Assentamento Itamarati
Leia Mais
Bolsonaro apresenta melhora clínica e pode deixar a UTI nas próximas 24 horas, informa hospital
Leia Mais
Marina Silva alerta na COP15 que quase um quarto das espécies migratórias já enfrenta risco de extinção
Leia Mais
Riedel usa agenda com Lula na COP15 para cobrar obras federais e destravar financiamentos bilionários para MS
Municípios