Pautada votação de seis matérias na Ordem do Dia desta quinta-feira (2)
Votação das matérias acontece a partir do Plenário Deputado Júlio Maia
02/09/2021
07:15
EVELLYN ABELHA
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) devem apreciar seis projetos na Ordem do Dia desta quinta-feira (2). A votação das matérias acontece a partir do Plenário Deputado Júlio Maia e pode ser acompanhada ao vivo nos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis - canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS - (Android/iOS). A sessão ordinária tem início a partir das 9h.
Redação final
O Projeto de Lei 211/2021, do Poder Executivo, dispõe sobre o serviço público de loteria do Estado de Mato Grosso do Sul, altera a Lei Estadual 4.640, de 24 de dezembro de 2014, e dá outras providências.
Discussão única
Proposto pelo deputado Gerson Claro (PP), o Projeto de Lei 197/2020 denomina “Prefeito Hélio Peluffo” o anel viário que contorna o município de Ponta Porã. A proposta conta com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
De autoria da Mesa Diretora da ALEMS - o Projeto de Decreto Legislativo 49/2021 reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública no município de Batayporã, em virtude de “Situação de Emergência” em todo o território (zona urbana e rural) afetado por desastre classificado e codificado como “Estiagem”.
1ª discussão
O Projeto de Lei 212/2021 veda expressamente a utilização de novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa pelas instituições de ensino e bancas examinadoras de seleções e concursos públicos no Estado. A iniciativa do deputado Marcio Fernandes (MDB) obteve parecer favorável por maioria da CCJR, vencido o relator.
Já o Projeto de Lei 213/2021, apresentado pelo deputado Neno Razuk (PTB), determina a inserção de frases referentes ao consumo consciente de água e energia elétrica nas contas das concessionárias de serviços públicos de fornecimento de água e energia elétrica no Estado. A CCJR foi favorável por unanimidade à tramitação da proposta.
Por fim, o Projeto de Lei 229/2021 altera dispositivos da Lei 5.360/2019, que dispõe sobre a inclusão do tema Educação Financeira nos componentes curriculares das escolas da Rede Estadual de Ensino de MS. A proposta do deputado Amarildo Cruz (PT) também obteve parecer favorável por unanimidade da CCJR.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios