Campo Grande (MS), Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Fiems forma 1ª turma do Projeto Lapidando Talentos em Corumbá

09/12/2016

10:33

JE

Divulgação

A Fiems promoveu, nesta quinta-feira (08/12), no Anfiteatro Salomão Baruki, em Corumbá (MS), a cerimônia de formatura dos 35 alunos da 1º turma do Projeto Lapidando Talentos no município. Os formandos concluíram o Ensino Médio paralelamente ao curso técnico em mecânica, graças a uma parceria entre Senai, Sesi, Sebrae, Sesc, UFMS, Instituto Federal e prefeituras municipais de Corumbá e Ladário (MS).
Divulgação
Idealizado pelo vice-presidente regional da Fiems e presidente do Simec (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Corumbá), Lourival Vieira Costa, o Projeto proporciona aos jovens a possibilidade de uma carreira profissional por meio de estratégias de práticas profissionalizantes.
Divulgação
“Essa solenidade de formatura é a realização de um sonho que nasceu há 10 anos e só se tornou realidade graças aos parceiros que acreditaram e empreenderam esforços junto conosco. Não há dinheiro que pague a satisfação em ver esses jovens prontos para encarar uma universidade ou o mercado de trabalho, orgulhando seus familiares”, declarou Lourival Vieira Costa.

Parceiros

Para o gerente do Senai de Corumbá, Marcelo Alexandre Zinsly, a dedicação dos estudantes durante os três anos de curso resultaram num amadurecimento inquestionável. “Um ponto interessante a ser analisado é o índice baixíssimo de evasão. Dos 38 alunos que iniciaram o curso, 35 concluíram. Retrato diferente do verificado em grande parte dos cursos técnicos”, pontuou, ressaltando a importância das parcerias para a realização do Projeto. “Elas possibilitaram uma formação diferenciada para os adolescentes”, finalizou.

O diretor do campus Pantanal da UFMS, Edgar Aparecido da Costa, falou durante a solenidade que as parcerias existem justamente para potencializar resultados. “Instituições que trabalham sozinhas desperdiçam energia. O Lapidando Talentos é resultado de parcerias estratégicas entre instituições que concentraram esforços em prol de um objetivo comum. Só poderia dar certo”, elogiou.

Victória Beatriz da Silva Pacheco Moreira, de 17 anos, foi uma das formandas e contou que a solenidade era aguardada com muita ansiedade e nervosismo. “Eu queria muito que a noite de formatura fosse perfeita e representasse o empenho dos últimos três anos. Foi tudo maravilhoso e agora eu consigo avaliar a importância e o protagonismo do Sesi e do Senai na minha formação", disse.

Como funciona

O Lapidando Talentos tem o intuito de ampliar a oferta de trabalhadores para o mercado de trabalho no setor industrial em Corumbá e Ladário ao mesmo tempo em que propicia oportunidades dignas de trabalho aos jovens. Podem participar do processo seletivo do Projeto estudantes das redes públicas estadual e municipal que estão prestes a concluir o Ensino Fundamental.

Por ano, cerca de 200 alunos fazem uma prova e os 30 que obtêm melhor desempenho tornam-se bolsistas do Lapidando Talentos.

Os estudantes passam, então, a cursar gratuitamente o Ensino Médio na Escola do Sesi de Corumbá aliado ao curso técnico no Senai do município, sendo que todo material didático e até os uniformes são doados aos alunos. A segunda turma concluirá o Ensino Médio e o curso técnico em eletrotécnica em 2017, enquanto a terceira turma iniciou os estudos em 2016 e concluirá em 2018, com diploma de nível técnico em edificações. E a quarta turma, que terá início em 2017, concluirá o curso técnico em química em 2019.


Fonte: ASSECOM
Por: Daniel Pedra

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: