Campo Grande (MS), Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Proposta de atendimento da Assistência Social não é o assistencialismo, diz Lídio Lopes

06/04/2017

15:22

JE

©Divulgação
O deputado estadual Lidio Lopes (PEN) participou na manhã desta quinta-feira (6) da abertura do Encontro Regional do CONGEMAS - Região Centro-Oeste – Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social de MS, no qual representou a Assembleia Legislativa. O encontro que acontece entre hoje e esta sexta-feira (7) aborda o tema “ Plano Decenal de Assistência Social: Compromisso na Defesa dos Direitos e a Efetivação do SUAS”.

Na oportunidade, o deputado Lidio Lopes ressaltou a importância do trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social em Campo Grande enfocando a necessidade da realização do auxílio humanizado que tem sido direcionado à população. “É importante entender que a proposta do atendimento da Assistência Social não é assistencialismo, e sim atuar em defesa do cidadão”, ressaltou.

Lidio Lopes reconheceu ainda a grande atuação das mulheres nos serviços da Assistência. “Na Assistência Social há uma grande maioria de mulheres que desempenham este trabalho, porque elas dão mais agilidade para poder assistir a quem precisa, fazem um trabalho de humanização”, afirmou.

A abertura do encontro contou ainda com a presença do prefeito Marquinhos Trad (PSD), da vice-prefeita Adriane Lopes (PEN), da Secretária Nacional da Assistência Social (MDSA), Maria do Carmo Brant de Carvalho, do presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social, Sérgio Vanderli e demais autoridades. “Temos olhos atentos para a Assistência que é uma política social. Fazer uma política de assistência social é um reconhecimento de causa, e nós estamos implantando verdadeiramente a política de Assistência Social no município de Campo Grande”, disse Marquinhos Trad.

Encontro

Os assuntos que estão sendo tratados durante o evento são o Plano Decenal de Assistência Social – Compromisso na Defesa dos Direitos e a Efetivação do SUAS; O Novo Regime Fiscal, a Efetivação do Pacto Federativo no Contexto do Plano Decenal, Implicações para a Política de Assistência Social no Brasil e Execução Orçamentária e Financeira. Os cursos a Gestão do SUAS, a Proteção Social Básica, a Proteção Social de Média e Alta Complexidade, o Cadastro Único e os Programas de Transferência de Renda – Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada – BPC também estão na pauta de discussões. 

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS, propõe um amplo debate avaliativo do Sistema Único de Assistência Social – SUAS em nível nacional, com ênfase no Plano Decenal (2016-2026) com a realização dos Encontros regionais que acontecerão no decorrer de 2017.


Fonte: ASSECOM

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: