Campo Grande (MS), Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

HOMENAGEM| Wilson Barbosa Martins – 100 anos

21/06/2017

08:28

JE


A vida se fabrica por si própria, entre envelhecer e resistir. Chegar aos cem anos ou ir além não é só caminhar com a história, mas atravessar séculos e adaptar-se a eles. É, principalmente, enfrentar e vencer os altos e baixos do tempo, empreender uma travessia pelo mundo dentro de si. Completar cem anos de vida é um privilégio de poucos, é uma data a ser celebrada e compartilhada com todos. Sobre trajetórias de vida, o poeta Oscar Wilde escreveu: “Qualquer pessoa pode fazer história, mas apenas um grande homem pode escrevê-la”. Ex-governador do Estado de Mato Grosso do Sul (primeiro eleito pelo voto popular em MS), ex-senador da República, ex-deputado federal e ex-prefeito de Campo Grande, Wilson Barbosa Martins fez história, marcou a história e escreveu sobre ela. Pelo seu legado de homem público, pela figura ímpar como marido, pai, avô e bisavô, ele merece todo nosso respeito, admiração e carinho. 

Aos jovens que não o conhecem, sejam bem-vindos a este capítulo da nossa história. A vida pode ser um sopro, como disse Oscar Niemeyer, mas pode ser também uma grande inspiração. E esta, tenham certeza, é. 

Considerado um dos políticos mais queridos e respeitados de Mato Grosso do Sul, com brilhante atuação na reconstrução da democracia brasileira e do nosso Estado, Wilson Martins é também um humanista e intelectual de primeira estirpe. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS e da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. E são estas instituições que estão capitaneando a justa homenagem ao grande democrata, companheiro de lutas de Ulysses Guimarães, ex-senador, deputado federal e ex-prefeito de Campo Grande. Afinal, completar 100 anos para alguém que viveu intensamente seu tempo não é um evento trivial. 

Para celebrar a data, as instituições em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (Fundação de Cultura de MS), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Diretório do PMDB Mulher e a Assembleia Legislativa realizarão sessão solene no dia 26 de junho (segunda feira) as 19h30 no Plenário da Assembleia. A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras fará homenagem ao ex-governador, no dia 21 de junho as 19h00. 
Programação das homenagens 
Dia 21 de Junho: Sessão de homenagem da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – 19h00 
Dia 26 de Junho: Sessão solene na Assembleia Legislativa de MS – 19h30 - com participação da Orquestra Sinfônica de Campo Grande e dos artistas, Alzira e Jerry Espíndola. 
Biografia 

Wilson Barbosa Martins nasceu no dia 21 de junho de 1917 na fazenda São Pedro, região da Vacaria, que pertenceu a Campo Grande e hoje faz parte de Rio Brilhante, município criado em 1948, anteriormente denominado Entre Rios e Caiuás, em homenagem aos índios que ali habitavam. 

Formou-se em direito na Faculdade do Largo de São Francisco em São Paulo e teve como colegas Ulysses Guimarães, José Fragelli, entre outras figuras que mais tarde também deixaram seus nomes inscritos na história política brasileira. Em 1946 exerceu o cargo de secretário-geral da Prefeitura de Campo Grande, na administração do prefeito Fernando Correa da Costa (que também foi governador do 2 Estado de Mato Grosso). Em 1958 foi eleito prefeito da cidade, substituindo Marcílio de Oliveira Lima. No período da sua administração, concurso promovido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e revista O Cruzeiro, elegeu Campo Grande como um dos cinco municípios de maior progresso no Brasil. 

Filiado à UDN, foi eleito deputado federal pelo estado do Mato Grosso em 1963. Quando do advento do bipartidarismo no país, aderiu ao MDB, que ajudou a fundar. Reeleito em 1966, foi cassado pelo Ato Institucional número 5 em 1969, tendo seus direitos políticos suspensos por 10 anos. 

Em 1979 foi eleito o primeiro presidente da OAB, secção Mato Grosso do Sul, no mesmo ano recupera seus direitos políticos e em 1982 retornou à cena política elegendo-se governador do Estado, o primeiro eleito pelo voto direito para governar Mato Grosso do Sul. Antes do fim de seu mandato desincompatibilizou-se para disputar, em 1986, uma vaga ao Senado, integrando a Comissão de Sistematização da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a nova Carta Magna do país. 

Na eleição de outubro de 1994 foi novamente eleito governador do Mato Grosso do Sul, na legenda do PMDB, já no primeiro turno e com 41,43% dos votos. Em agosto de 2005, foi homenageado pelo Conselho Federal da OAB em seu Projeto Memória, destinado a profissionais de cada estado brasileiro que tenham prestado grandes serviços à advocacia e contribuído de forma relevante para a história da entidade. 

Em 2010 publicou o livro Memória – Janela da História​. Dividido em 12 capítulos e com mais de 350 páginas, a obra, além de sua trajetória pessoal, retrata episódios importantes da história de Campo Grande, de Mato Grosso do Sul e do Brasil. 3 É viúvo da escritora e artista plástica, Nelly Martins (que impulsionou a cultura do Estado nos dois governos do seu marido), com quem teve três filhos: Nelson, Thaís e Celina. Nelly Martins faleceu em 2003. Celina Martins Jallad tornou-se deputada estadual pelo PMDB de Mato Grosso do Sul e exerceu quatro mandatos consecutivos. Foi eleita para o Tribunal de Contas em 2010, mas um câncer de mama tirou-lhe a vida precocemente em fevereiro de 2011. Tem oito netos – um deles falecido (Zedú, filho de Celina) – e nove bisnetos. 



Fonte: Slogan

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: