 |
Vereadores receberam equipe técnica da Prefeitura para debater forma mais justa da cobrança da Taxa do Lixo em Ponta Porã © Divulgação |
Um dos desejos da população de Ponta Porã, a redução dos valores cobrados na Taxa da Coleta de Lixo, deverá ser atendido em pouco tempo. É o que foi demonstrado numa reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 25 de outubro, na Câmara Municipal.
Os vereadores receberam uma equipe da Prefeitura que veio expor detalhes dos primeiros estudos técnicos que vão nortear um projeto a ser encaminhado oportunamente para o Poder Legislativo Municipal definindo novos valores a serem cobrados.
 |
© Divulgação |
Os estudos técnicos ainda não foram concluídos, porém já está definido que haverá redução. “Estamos aqui para apresentar aos senhores e senhoras vereadores algumas informações sobre este assunto que é de grande importância. Fazer a cobrança de forma justa, com valores dentro da realidade é o grande objetivo do prefeito, Hélio Peluffo, que determinou a realização deste estudo técnico. Em respeito a esta Casa, viemos apresentar os primeiros dados e também queremos contar com a participação dos parlamentares que terão voz ativa na elaboração da proposta final que vai assegurar a redução no valor da taxa”, garantiu o secretário de Governo e Comunicação, Eduardo Campos.
Uma equipe técnica contratada pela Prefeitura expôs dados importantes sobre a forma de cálculo que será adotada para definição dos novos valores da Taxa. Dentre os critérios está a média de consumo de água e luz de cada família. Os dados foram coletados junto às empresas que fornecem energia e água no município e também numa pesquisa de campo em que, por amostragem, os técnicos recolheram informações valiosas para ajudar neste trabalho.
 |
© Divulgação |
Uma das propostas é a criação da tarifa social, cobrança de valor mínimo para famílias de baixa renda. Outra medida será cobrar de quem ainda não paga a Taxa. Em sua maioria, são estabelecimentos que possuem o próprio fornecimento de água e, portanto, não recebem a cobrança da Taxa que vem embutida na fatura da Sanesul.
“O que importa para nós, vereadores, é que ocorra a redução no valor cobrado. Queremos que a população seja beneficiada, com adoção por parte da Prefeitura, de critérios justos de cobrança. Coisa que não existe hoje. Há casos em que famílias de baixa renda pagam até R$ 40 por mês pela coleta do lixo. Um valor absurdo”, enfatizou o presidente da Câmara Municipal, Otaviano Cardoso.
Ele agradeceu, em nome dos colegas, a visita da equipe da Prefeitura para debater este assunto de fundamental interesse da população: “os moradores nos cobram diariamente esta medida. E assumimos em campanha eleitoral o compromisso de trabalhar para reduzir os valores que hoje são muito altos e, em muitos casos, injustos”, complementou o presidente.
Fonte: ASSECOM