Campo Grande (MS), Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Esporte / Comunicação

Estevão Petrallás e Arthur Mário defendem união entre rádio e futebol para fortalecer o esporte em Mato Grosso do Sul

Presidente da FFMS e jornalista histórico destacam papel das emissoras na retomada da paixão pelo futebol sul-mato-grossense

21/01/2026

10:15

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

O rádio e o futebol sempre caminharam juntos na construção da paixão esportiva no Brasil. Antes da popularização da televisão, foram as transmissões radiofônicas que levaram a emoção das partidas aos lares, aproximaram torcedores de seus clubes e ajudaram a consolidar o futebol como elemento de identidade cultural. Mesmo com as transformações tecnológicas, essa relação segue estratégica — especialmente em um momento de reconstrução do futebol sul-mato-grossense.

Em Mato Grosso do Sul, esse debate ganhou força durante a edição comemorativa dos 50 anos de carreira do jornalista Arthur Mário, um dos principais nomes do jornalismo esportivo estadual. Em entrevista ao Jornal da Hora, o presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Estevão Petrallás, destacou a importância de retomar a parceria entre emissoras de rádio e o futebol local como parte do processo de recuperação do esporte no estado.

Retomada de credibilidade e aproximação com o torcedor

Segundo Petrallás, a federação vive um novo momento institucional, baseado na reconstrução da credibilidade e na ampliação do acesso ao futebol.

“A gente já começou a retomar nossa credibilidade e isso é importante, porque nós já havíamos perdido. Antes, o futebol era gerido para um grupo de pessoas; hoje, um grupo de pessoas faz com que a gente leve o futebol a todos”, afirmou.

O dirigente ressaltou ainda o apoio da Confederação Brasileira de Futebol e demonstrou otimismo com o projeto de reaproximação entre rádio e futebol.

“A CBF tem caminhado lado a lado conosco, e acredito que esse projeto para resgatar o rádio e o futebol tem tudo para dar certo”, completou.

Memória, identidade e novas gerações

Arthur Mário, referência histórica da comunicação esportiva no estado, relembrou a chamada “época de ouro” do futebol sul-mato-grossense, quando a atuação das rádios ajudava a mobilizar multidões, chegando a levar mais de 30 mil torcedores ao Estádio Morenão.

Para o jornalista, recuperar essa relação é fundamental não apenas para valorizar o passado, mas para formar novas gerações de torcedores e fortalecer a identidade dos clubes locais.

Rádio como aliado estratégico

O exemplo de estados como Paraná e Santa Catarina, onde o rádio mantém forte presença nas transmissões esportivas, é citado como referência. Para dirigentes e comunicadores, a união entre emissoras e futebol pode ampliar visibilidade, engajamento popular e sustentabilidade do esporte em Mato Grosso do Sul.

Em um cenário de retomada institucional e busca por reconexão com o público, rádio e futebol voltam a ser vistos como parceiros essenciais para reacender a paixão pelos clubes sul-mato-grossenses e devolver protagonismo ao esporte local.

Assista a entrevista na íntegra:

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: