Política / Consórcio
Eduardo Riedel assume comando do Consórcio Brasil Central e passa a liderar articulação entre sete estados
Posse ocorre nesta semana, em Brasília, e marca início do mandato até dezembro de 2026
19/01/2026
12:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), assume nesta semana a presidência do Consórcio Brasil Central (BrC). A cerimônia de posse está prevista para quarta-feira (21), em Brasília.
Riedel foi eleito para o cargo em 31 de dezembro de 2025, após o encerramento do mandato do então presidente do consórcio, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). A ata da eleição, publicada em 7 de janeiro, confirmou o mandato do governador sul-mato-grossense até 31 de dezembro de 2026.
O Consórcio Brasil Central reúne sete unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
Atualmente, os estados e o Distrito Federal são governados por Ibaneis Rocha (MDB), Ronaldo Caiado (União Brasil), Carlos Brandão (PSB), Mauro Mendes (União Brasil), Eduardo Riedel (PSDB), Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Além da cerimônia de posse, o encontro em Brasília deve discutir o planejamento estratégico do Consórcio para 2026. Em comunicado, o BrC destacou a expectativa de que o consórcio siga como instrumento de governança colaborativa, com foco na geração de economia para os cofres públicos estaduais.
Em nota, o grupo também ressaltou o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da região de forma integrada, por meio da cooperação entre as unidades federativas, fortalecendo a competitividade do Brasil Central no cenário nacional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
WhatsApp testa foto de capa em perfis e amplia opções de personalização no iPhone
Leia Mais
Quem investiu acima de R$ 250 mil no Banco Master pode não recuperar todo o dinheiro
Leia Mais
Oposição reúne assinaturas e avança para criação de CPI que apura caso Banco Master no Senado
Leia Mais
Brasil exporta menos café em 2025, mas faturamento atinge maior nível da série histórica
Municípios